Na frase «Assim, sempre houve esta sensação de vergonha e culpa», qual a classe e a subclasse de assim?
Gostaria de saber se a conjunção como poderá introduzir uma oração completiva. Na frase «Soube como resolver o problema», qual a forma correcta de dividir e classificar as orações?
É correcto usar a palavra crescendo fora da área musical, como nas expressões «um crescendo de problemas» ou «problemas em crescendo»?
A questão: Escreve o nome coletivo correspondente a cada um dos nomes comuns.
Laranjeira: .........................
Cão: ............................
Ilha: ........................
Está bem formulada?
É correcto juntar as palavras muito e mais a um advérbio de modo como raramente? Ou seja, será correcto usar uma expressão como «muito mais raramente»?
Como explicar aos alunos, exatamente, as diferenças e semelhanças entre estes dois conceitos, no âmbito do estudo do texto dramático: aparte e monólogo.
Um aluno está a escrever no quadro. O professor diz-lhe:
«O que está para aí a escrevinhar há tanto tempo?»
Como se deve classificar morfologicamente «para aí» neste contexto?
Existe a expressão «haverá oportunidade para reflectir», ou não será mais correcto «haverá oportunidade de reflectir»?
Nesta frase, «Li um texto gostoso», poderemos considerar a existência de uma metáfora?
O que significa «mentira deslavada»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações