DÚVIDAS

Ainda sobre «em termos de»

Agradeço as vossas estimadas explanações sobre a legitimidade do uso desta expressão. No entanto, a minha dúvida subsiste, pois parece-me que o significado “roubado” para a construção de «em termos de» é o de «vocábulo» e não o de «limite». Se fosse limite, não deveríamos dizer «nos [em os] termos de»? Além disso, por exemplo, a expressão «em termos sociológicos» tem precisamente o significado de «vocábulos», ou seja, as palavras próprias (terminologia) de uma arte, saber, actividade, profissão, ciência ― neste caso a sociologia. Todavia, e de acordo com a vossa análise, «em termos de sociologia» significa «na área da/nos limites da/se nos limitarmos à sociologia». Pergunto, então, como é que se explica a mudança semântica de termos nesta expressão consoante ela integre um substantivo, designando «área»/«limites», ou valha-se de um adjectivo, passando a significar «palavras»/«vocábulos»?

Resposta

Em todos os dicionários de referência consultados, para além dos significados do vocábulo termo já elencados na resposta anterior, surge igualmente um outro, relacionado justamente com a ideia veiculada pelo prezado consulente, ex.: «unidade do léxico; vocábulo, palavra»; «palavra (ou locução) rigorosamente definida que designa um conceito próprio de um determinado campo das ciências, da tecnologia, das artes etc.» (Dicionário Houaiss). Deste modo, o significado da palavra dependerá invariavelmente do contexto enquadrador de cada um dos enunciados.

No que diz respeito à observação feita pelo consulente sobre o uso preferencial da expressão «nos termos de...», direi o seguinte: se atentarmos, mais uma vez, nas ocorrências registadas no Corpus CETEMpúblico, reparamos que a referida formulação («nos termos de...») é igualmente utilizada, sobretudo em contextos mais específicos, nomeadamente de cariz jurídico, ex.: «Efetivamente, nos termos da [nos limites da/em termos de] Constituição, constitui reserva da Assembleia da República a legislação sobre o regime geral do arrendamento rural e urbano»; «os atuais acionistas do grupo, após a concretização desta operação, subscreveram um acordo nos termos do qual são mantidos os objetivos [...]»; «correm também o risco de ter de aguardar o julgamento em regime de prisão preventiva, nos termos da [no enquadramento dos limites da] proposta formulada pelo Ministério Público. Por outro lado, podemos igualmente detetar contextos em que se utiliza a expressão «em termos de...», mas nos quais poderíamos eventualmente optar pela formulação «nos termos de...», ex.: «Os resultados da inflação em França no mês de Junho, divulgados ontem, que situam a subida dos preços em 3,3 por cento em termos de [nos termos da] média anual, não constituíram motivo de euforia.» Repare-se, já agora, que em nenhum dos enunciados por mim transcrito o vocábulo termo é compatível com a definição transcrita no primeiro parágrafo desta resposta.

Deste modo, em conclusão:

1) o vocábulo termo apresenta múltiplas definições (facto que é, aliás, natural em qualquer língua, no que diz respeito a milhares de palavras);

2) será fundamental termos sempre em conta os múltiplos contextos em que a referida palavra surge, para podermos vislumbrar o seu correto significado e enquadramento em termos semânticos.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa