Qual é a expressão correcta: «Centro de Visitas», ou «Centro de Visitantes»? Ou estão certas as duas?
Preciso de exemplos de eufemismo, por favor.
Escrevendo um texto com o novo acordo e havendo necessidade de se fazerem citações (escritas com pré-acordo), gostaria de saber se as citações devem respeitar o original, ou se se podem transformar para o novo acordo.
De acordo com o Dicionário Terminológico, como classifico as duas orações presentes na frase «Vi um peixe no lago, todavia achei-o muito pequenino»?
Nas respostas às questões A grafia da expressão «única e exclusivamente» e «Cantar afinado», ou «cantar afinadamente»?, podemos considerar que, em retórica, estas expressões exemplificam a figura da enálage, pela substituição dos advérbios por adjetivos?
Encontrei em Cruz e Souza (Prodígio) estes versos:
Existe diferença de significado entre os vocábulos decidir e deliberar? Será que se pode considerar que a deliberação precede a decisão?
Qual a frase correta?:
1) «Era para irmos a Chaves, mas já não vamos.»
2) «Éramos para ir a Chaves, mas já não vamos.»
Ambas são utilizadas coloquialmente.
Qual o sujeito dos verbos abaixo?
«Fuma.»
«Não conversa com a mulher.»
«Luís venceu, Joaquim perdeu, e Cláudio empatou.»
Quanto à frase acima, enviada por David Bento, cuja consulta foi respondida, em 3/11/2011, por Sara Leite, gostaria de saber: o uso da vírgula antes do e é correto numa estrutura de três ou mais orações coordenadas?
Diz-se «O capitão e os marinheiros foram quem quis...», ou «... foram quem quiseram»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações