DÚVIDAS

Orações subordinadas completivas selecionadas por nome, adjetivo e verbo
Tendo surgido algumas dúvidas, em contexto escolar, sobre classificação de orações, venho solicitar a vossa ajuda, mais uma vez, para esta questão. Assim, como podemos classificar, nas frases seguintes, as orações subordinadas? 1. Eu tinha a grande saúde de não perceber coisa nenhuma. 2. Por isso, num dia de calor/ Me sinto triste de gozá-lo tanto. 3. Não gosto que me peguem no braço. Grata pela atenção.
Uma oração coordenada explicativa
Na frase «Mesmo que não chova, não vamos lá no domingo, que ainda está frio», a 3.ª oração «que ainda está frio» deve ser considerada oração coordenada explicativa ou oração subordinada causal? Mesmo lendo os vossos esclarecimentos sobre a distinção destes dois tipos de orações, fica a dúvida: é uma explicação ou uma causa? Aguardo os vossos esclarecimentos. Desde já agradeço a atenção dispensada.
A regência do adjetivo costumado
Antes de mais, deixo o meu elogio a toda a equipa do Ciberdúvidas pelo brilhante trabalho que tem vindo a desenvolver. Seguidamente, o meu pedido de esclarecimento. Na frase «O cavalo que andava costumado às escaramuças (....)» [ retirada de Contos Tradicionais do Povo Português, Teófilo Braga], qual é a função sintática do constituinte «às escaramuças»? Agradeço antecipadamente a vossa resposta.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa