A formação do adjetivo assustadiço - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A formação do adjetivo assustadiço

Gostaria que me informassem acerca do processo de formação da palavra assustadiça. Partindo do adjetivo assustada, penso que será derivada por sufixação, mas se considerar o nome susto, talvez seja por parassíntese.

Estou confuso. Podem ajudar-me nesta dúvida?

Obrigado.

José Tomé da Silva Matos Estudante Viseu, Portugal 306

Assustadiço deriva por sufixação de assustado.

O sufixo -iço, sufixo que geralmente denota as ideias de 'propensão' ou 'disposição'1, pode associar-se a adjetivos que têm origem em particípios passados:

assustado → assustadiço

alagadoalagadiço

morto → mortiço

Também ocorre com adjetivos sem essa origem:

enfermoenfermiço

E pode ainda associar-se a bases nominais:

outonooutoniço

O caso de assustadiço é, portanto, de derivação sufixal, e não de parassíntese.

Para se falar de parassíntese, teria a palavra assim derivada de ter associados um prefixo e um sufixo em simultâneo, como acontece com adormecer (a-+dorm-+-ecer) ou amanhecer (a-+manh-+-ecer). Não é este o caso de assustadiço, porque os elementos a- e -iço não se agregam ao mesmo tempo a susto; pelo contrário, do radical de susto forma-se primeiro o verbo assustar, cuja derivação é classificável como parassintética. É o radical de uma forma deste verbo, o particípio passado assustado, recategorizado como adjetivo, que faculta a base de derivação do adjetivo em causa: assustad-+-iço.

1 Cf. Graça Rio-Torto et al. Gramática Derivacional do Português, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016, págs. 253/254.

Carlos Rocha
Tema: DT (Dicionário Terminológico) Classe de Palavras: adjectivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia Construcional Campos Linguísticos: Derivação