Biostático/bioestático
Sou um revisor de textos actualmente a viver em Barcelona e gostaria que me esclarecessem a seguinte questão: a palavra correcta é biostático ou bioestático?
Agradeço desde já a vossa resposta e aproveito para desejar as maiores felicidades aos autores de tão importante espaço de divulgação para a língua portuguesa.
Válter
Vi numa resposta vossa relativamente ao nome Valter que o utilizam sem acento, como aliás surge em regra na comunicação social.
Todavia, ninguém pronuncia «Valtér» como deveria (estando escrito «Valter»), visto a palavra terminar em er, mas «Válter». Acresce que no bilhete de identidade o nome surge com acento.
Gostaria de um esclarecimento vosso a este respeito.
Comportamento sintáctico de todo
Na frase «fomos todos para o passeio», «todos» é o sujeito?
O uso de ministrar
É legítimo empregar o verbo ministrar no contexto da frase «Está conforme os dados ministrados no conselho de turma»?Obrigado.
Tertúlia
Gostaria de saber a origem, raiz de tertulia.
Exponencial e exponenciar
Em primeiro lugar queria deixar o meu agradecimento e os parabéns pelos 10 anos do Ciberdúvidas.
Há dias li num relatório interno da empresa onde trabalho, algo do género:
«Com esta ideia iremos exponenciar a proposta criativa noutros meios.»
Existe o verbo exponenciar? No dicionário não encontrei, nem tão-pouco conhecia, só mesmo o adjectivo exponencial. Falando com a pessoa que elaborou o dito relatório, explicou-me que queria dizer «potenciar».
Agradeço o vosso esclarecimento, pois não encontrei mais argumentos para além de que não conhecia a palavra/verbo.
Plural de mapa síntese
Tenho uma dúvida relativamente ao plural de mapa síntese, que penso que é mapas síntese, mas preciso de uma confirmação por especialistas na matéria. Podem ajudar-me? Obrigada.
Gerúndio perfeito
Onde se coloca o sujeito em orações com o gerúndio perfeito? Pode ficar entre, antes ou depois das formas verbais? Obedece a alguma regra?
Simultaneidade e resultado em formas verbais
Por favor, ajude-me a fazer este exercício:
«Leia este trecho do poema:
O velho adormecido na cadeira imprópria O jornal rasgado O cão farejando A barata andando O bolo cheirando O vento soprando E o relógio inerte.
a) Que recurso gramatical o poeta emprega para sugerir que as cenas descritas acontecem no mesmo momento em que ele observa?
b) Transcreva a forma nominal que apresenta o resultado final de um fato verbal. Classifique-as.»
A sintaxe de preocupado
Porque é que está errado dizermos «O João, preocupado que ele voltasse a casa mais cedo, saiu»? É uma dúvida que me suscita bastante interesse.
