Inquérito / questionário - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Inquérito / questionário

Será possível esclarecerem-me sobre a diferença entre inquérito e questionário? É que a minha professora de Português pediu para fazermos um questionário (uma série de perguntas aos nossos colegas sobre hábitos de leitura) e disse que deveríamos intitular o trabalho de Inquérito.
Qual devemos usar?
Muito obrigada pela vossa ajuda.

Marta Santos Faro, Portugal 13K

Segundo os dicionários consultados, inquérito é: «Acto ou efeito de inquirir; devassa; sindicância; indagação; conjunto de actos e diligências com que se visa apurar alguma coisa». Por sua vez, questionário é: «Série de questões ou perguntas ordenadas sobre um assunto; interrogatório».
Portanto, e salvo melhor opinião, o inquérito é a acção de procurar, investigar, interrogar, enquanto o questionário é um conjunto de perguntas que servem para fazer esse mesmo inquérito.
No caso que refere, o conjunto de perguntas sobre o assunto hábitos de leitura é, naturalmente, um questionário, e o trabalho em si, a tal acção de interrogar, investigar intitula-se inquérito.

Carlos Marinheiro
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo