Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Fernando Bueno Brasil 45K

Talvez o melhor aportuguesamento seja "píteça". É mais de acordo com a pronúncia.

Nuno Santos Tec. administrativo Lisboa, Portugal 33K

Qual das seguintes palavras será a mais correcta para nos referirmos ao rendimento dum trabalhador por conta de outrem: remuneração, salário, ordenado ou vencimento?

Obrigado.

Cristiane Brasil 6K

Sou estudante do 1.º ano de pedagogia e preciso realizar uma pesquisa de língua portuguesa, a qual já foi realizada, porém tenho dúvidas de como fazer as notas de rodapé, pois não sei a ordem dos itens que vão no rodapé.

Márcio J. C. Coimbra funcionário público Rio Grande do Sul, Brasil 5K

Gostaria de saber a conjugação desses verbos, apropinquar-se e coliquar-se, no presente do indicativo e no presento do subjuntivo/conjuntivo.

A dúvida está sobre quando seria necessário acentuar o "i" e quando seria necessário o trema no "u".

Por favor, se possível, conforme a ortografia usada no Brasil.

Obrigado pela atenção.

Mónica M. Portugal 5K

Como programadora de software de gestão, vejo-me obrigada a esclarecer certas dúvidas, sobretudo dúvidas sobre ortografia. A palavra rubricas, apesar de esdrúxula, não tem acento no u. O que é feito daquela regra que tantas vezes a professora no ciclo me repetiu? «Todas as palavras esdrúxulas têm acento.»

Berto Portugal 6K

É correcto aplicar a palavra "Mídia" em lugar de "Media"?

Em alguns livros encontrei a palavra "Canasto" em vez de "Canastro" (construção associada à produção). Estará correcta esta designação?

A.M.N. Portugal 265K

Há regras para a divisão silábica na Língua Portuguesa?

Obrigada.

Graça Osório 17K

Diz-se «comparativamente a...» ou «....com»?

Qual é a forma correcta?

Penso que será «comparativamente a...».

Paulo Izzo Brasil 14K

Qual a nuance entre "afeição" e "afeto"?

Têm "afeição" e "afeto" alguma ligação com "afeitado", ou "afeito", de "afeitar(-se)"?

J.P.G. Estudante Coimbra, Portugal 7K

Sou estudante em Coimbra.

Gostaria de saber o significado e campos de utilização da palavra "trelado" que encontrei na edição de 1940 dos Textos em Aljamia Portuguesa de David Lopes.

Obrigado.