Há muitas formas de exprimir uma ideia. Quem domina a escrita sabe que a opção por uma construção sintáctica se deve subordinar ao que se pretende transmitir. A sintaxe fornece os meios de tornar claro o pensamento.
Ora a frase que me apresenta, sinceramente, tem uma construção que não contribui de forma nenhuma para a clareza do que se pretende transmitir:
a) Quantos são, afinal, os motivos que levam a que a criação da raça esteja em declínio? Um (o tamanho)? Dois (o tamanho e a ferocidade)?
b) Ao referir-se "motivo principal", só se pode aceitar um motivo (singular). Será que o tamanho, por si só não era motivo, a ferocidade por si só também não, mas, sim, a simultaneidade das duas características?
c) Ou será que o motivo principal era mesmo o tamanho, mas o falante quis referir a ferocidade como um secundário, mas que também tinha responsabilidades no declínio da criação daquela raça de animais?
d) De que é que se pretende falar? Qual é o sujeito, o assunto, o tema desta frase? Não será o motivo que levou ao facto de a criação daquela raça estar em declínio? Não é disso que se está a falar, do motivo? Então, esse é que devia ser o sujeito.
e) "O motivo principal" diz respeito ao declínio da criação, ao facto de haver declínio na criação de, etc. No entanto o sintagma "o motivo principal" está imediatamente ligado a "da criação da raça". Quem lê, imediatamente associa o motivo à criação e não ao declínio, que só aparece depois.
Como está a ver, a frase deveria ser remodelada. Parece tratar-se de um excerto de discurso oral que se passa a escrito. No entanto, respondo-lhe ao que pergunta, analisando essa construção que me apresenta:
A frase está redigida com um sujeito no singular (o grande tamanho do animal), seguido de outro no singular (a ferocidade), ligados por um particípio passado que desempenha a função da preposição "com". Assim, a expressão "aliado à sua ferocidade" deve estar entre vírgulas e o predicado tanto pode estar no singular (o mais usual , até porque seguido de um predicativo no singular – o motivo principal) como no plural, se quiser realçar o contributo simultâneo dos dois sujeitos (tamanho e ferocidade).