Caçado, particípio passado de caçar
Gostaria de saber a forma correcta do verbo caçar: «ele foi caçado», ou «ele foi caço»?
O verbo safar
O verbo safar (que eu acho ser derivado do anglicismo safe) está registado na língua portuguesa como neologismo? Se sim, o que significa na realidade? Exemplo: «O João safou-se do castigo aplicado pelo seu professor à sua turma.»
O brasileirismo espoleta = «irrequieto»
Tenho procurado as definições de espoleta no sentido comum aplicado a uma coisa ou pessoa. Quando eu morava no Brasil escutei pessoas dizerem «Ele é superespoleta» ou «Que menina espoleta». É correto usar essa expressão?
Quadrivector
Qual a designação mais correcta, em português, para um vector que tem 4 componentes (ou seja, um vector num espaço de 4 dimensões): "quadrivector", "tetravector", ou há alguma outra palavra? O uso de 4-vectores é usual em algumas aplicações da matemática à física, como por exemplo na teoria da relatividade, onde se trabalha no espaço-tempo, que tem quatro dimensões.
A pronúncia de Filomena
Qual a fonética correcta do nome Filomena?
Obrigado.
«Duelo entre três pessoas»
Qual a designação mais correcta, em português, para um duelo entre três pessoas: truelo, trielo, ou existe alguma outra palavra? O estudo de truelos (trielos?) é uma área muito interessante da matemática. Em inglês a expressão usada é "truel". Uma situação destas ocorre no filme de Sergio Leone The Good, the Bad and the Ugly.
Muito agradecida desde já.
Belveder
Agradeço mais uma vez a vossa preciosa ajuda.
Como se pronuncia exactamente a palavra «belvedere»? Reparei que o dicionário da Porto Editora regista belveder, e o site MorDebe regista-o com e final.
Obrigada.
A grafia de monge e monja
Como é que se escreve monge? Uma professora de Português disse-me que agora se escreve "monje", é verdade?
Iliteracia vs. ignorância
Gostaria de saber se iliteracia e ignorância se podem considerar sinónimos.
Obrigada pelo esclarecimento.
«Eu, abaixo assinada» vs. «eu, abaixo assinado»
Num dos programas Cuidado com a Língua!, que contou coma participação da dra. Edite Estrela, estranhei ouvir dizer que o correcto era, no caso de uma senhora, «eu abaixo assinada...»
Será que o género tem que ver com a pessoa que assina ou com o documento?
É a pessoa ou o documento que é assinado?