«Armas de destruição maciça» (e não “massiva”)
Tem-se verificado o uso da expressão «armas de destruição maciça» enquanto penso que a expressão correcta deveria ser «armas de destruição massiva».
O que acha?
O contrário de activar (antes do AO)/ativar (pós-AO)
Qual o termo correcto para a acção contrária a activar algo? Inactivar, ou desactivar? Ou ambos?
Obrigada.
«Com pistola», «à pistola» ou «por pistola»
Qual é a preposição correta nos seguintes casos: «aplicação com pistola», ou «à pistola», ou «por pistola»?
Será a mesma se utilizar as palavras trincha, pincel, etc.?
Muito obrigada.
«Cozinhar a vapor»
Queria apenas saber se se diz «cozinhar ao vapor», ou «cozinhar a vapor». Agradeço antecipadamente.
«... para conhecimento de...»
Vejo em documentos oficiais as seguintes construções: «Encaminho para o conhecimento de Vossa Excelência cópia...» e «Encaminho para conhecimento de Vossa Excelência cópia...».
Gostaria de saber qual a construção certa.
«Notas de euros»
Deve-se escrever «notas de euro», ou «notas de euros»?
Obrigado.
O aumentativo da palavra girafa
Existe um aumentativo adequado para a palavra girafa? Qual seria?
A pronúncia da palavra anexim
Sempre ouvi, aprendi e pronunciei "anexim" (e mudo + x = "ch"). Trata-se de uma palavra já de uso medieval, de origem árabe, em que a correspondente letra x se pronuncia "ch", e sempre tive a noção de que os dicionaristas de língua portuguesa apresentam esta pronúncia para a palavra em causa. Ultimamente encontrei pessoas a pronunciarem e aberto + x = "ks", e associavam-na à palavra anexo. Não me caiu bem, corrigi, mas não aceitaram. Ainda tolerei que se tratasse de algum regionalismo, no caso, algarvio. Espero que me digam se há alguma novidade em relação à pronúncia desta palavra.
A regência do verbo remontar
Tenho visto, sobretudo em vários sítios da Internet, a expressão «... remonta há x anos atrás...» (não seria antes «... remonta a x anos atrás»?), a qual me soa bastante mal. Gostava que me esclarecessem sobre a correcção ou incorrecção de tal expressão.
Contrato e contracto
Para referir um acordo comercial entre duas entidades, usa-se a palavra contrato, ou contracto?