Preciso de saber se existe alguma regra para criar o superlativo do advérbio através de -issimamente. É possível usar tal forma sempre, ou há um limite (além dos superlativos irregulares, como optimamente, pessimamente, etc.)? Usa-se muito na língua falada?
Também queria perguntar se a palavra coisíssima, usada, por exemplo, na frase «Eu não quero coisíssima nenhuma», é correcta ou se é usada só na língua vulgar.
Poder-se-á dizer «americanos dos Apalaches»?
Por acaso existe diminutivo e aumentativo de lâmpada?
O pão é cozido, ou é assado?
Porque se diz que a sardinha é assada e o carapau é grelhado?
Muito obrigado pela atenção que este assunto vos possa merecer.
Será que se deve escrever praia com minúscula ou maiúscula em relação a Praia da Rocha, tendo em consideração que Praia da Rocha não é só uma praia mas também uma localidade do concelho de Portimão?
Deve escrever-se «a resposta é por demais evidente», ou «a resposta é por de mais evidente»?
Gostaria que me informassem de qual o verdadeiro sentido do termo portuga, e se o mesmo se pode considerar pejorativo e ofensivo para a identidade de cidadão português.
Antecipadamente grato.
«A implicação é que esses países talvez se saíssem melhores economicamente se fossem mais parecidos entre si.»
Devo dizer se esta palavra está sendo usada de acordo com a norma culta e justificar. Aguardo resposta.
Obrigado.
«Lula sugere que Walfrido e Agnelo ficam.»
Como devo justificar o uso do verbo ficar no presente do indicativo?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações