DÚVIDAS

Assimptótico e assimptoticamente

Em inglês, usa-se frequentemente o advérbio de modo (adverb of manner) asymptotically quando se pretende referir à aproximação até à infinidade, sem atingir determinado limite, de determinada função — método, máquina, processo, etc. — quando a sua entrada se aproxima do infinito. Este advérbio e o adjectivo asymptotic são muito úteis para descrever o comportamento, não só de funções, mas, como indicava, de processos, máquinas, etc.

Todavia, apenas encontro o substantivo assimptota nos meus dicionários e nos dicionários de português na Internet quando procuro os termos derivados.

Em ambiente informal, tenho usado os termos assimptótico e assimptoticamente, mas pretendo usá-los para uso formal e, por isso, gostava que me esclarecessem para eventuais alternativas que detenham o mesmo valor semântico ou se a derivação que faço é válida e aceitável em contextos matemáticos.

Muito obrigado e continuem o excelente trabalho neste excelente site.

Resposta

O Dicionário Houaiss e o da Academia das Ciências de Lisboa registam o substantivo assímptota (ou assíntota) e o adjectivo assimptótico (ou assintótico), do qual se pode derivar o advérbio de modo assimptoticamente (ou assintoticamente). Note-se que a forma assímptota é controversa, havendo quem defenda que, etimologicamente, é preferível a sua acentuação grave, ou seja, assimptota. No entanto, o uso consagrou o emprego da palavra como esdrúxula, como o demonstra o próprio Dicionário Houaiss, que nem sequer discute a possibilidade de outra colocação do acento.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa