Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Ana Correia Estudante Porto, Portugal 3K

Na frase «O menino precisava de roupas novas», qual é a função sintáctica desempenhada por «de roupas novas»?

Sandra Taveira Professora Ponta Delgada, Portugal 31K

Qual é o plural da palavra algodão-doce?

Cícero Clayton Oliveira Analista de sistemas Brasília, Brasil 3K

É correto escrever «o cálculo se procede da seguinte forma...»?

Ana Bastos Tradutora Vila Real, Portugal 6K

Agradecia que me informassem se, em relação às teorias darwinianas, a forma correcta é «pensador evolucionário» ou «pensador avolucionista».

Marcos Cavalcanti Ortodontista Fortaleza, Brasil 11K

Como se divide silabicamente o vocábulo maisena. No Michaelis, encontra-se ma.i.se.na. Porém, no Luft, encontra-se mai.se.na. Qual a divisão correta?

Alexandre de Figueiredo Historiador Lisboa, Portugal 14K

«Desde logo» que nos últimos tempos vejo ter-se pegado um tique «desde luegado» em tudo o que é comunicação social, rádio, TV, jornais... «Desde logo» o «desde logo», que não me parece seja português mas osmose recente do castelhano idiomático «desde luego», é inserido a despropósito e sem qualquer função em contexto nas frases, quer escritas quer verbais, que no dia-a-dia «desde logo» me vou vendo obrigado a «desde logo» consumir.

A sua utilização desnecessária e intercalar na frase faz-me lembrar a utilização "prequiana" do portuguesíssimo , ou estarei enganado?

Desde logo que a par disto que desde logo vou ouvindo e lendo cada vez mais gente referindo-nos que comunica connosco «desde o Porto», ou «desde» Alguidares de Baixo, em vez de anunciar «no Porto», ou «em Alguidares de Baixo», ou «de Cebolais de Cima», o que me parece outro castelhanismo evidente (além de incoerente e feio). Mas muito agradeço que me digam de vossa justiça sobre estas duas questões, nestes tempos de iliteracia generalizada e poluição sistemática da língua e cultura portuguesas.

Muito obrigado.

Carlos Castro Engenheiro Coimbra, Portugal 3K

Gostaria de saber se a palavra "retratismo" existe, para dar a ideia de uma forte predominância ao nível do retrato. Por exemplo, a arte romana era fundamentalmente composta de retratos (esculturas). Procurei em vários dicionários, mas não encontrei a palavra.

Obrigado pelo vosso esclarecimento.

Tiago Nené Advogado Faro, Portugal 6K

Vi num texto a palavra vilãmente usada como advérbio. É possível? Achei estranho até pelo acento.
Estará correcto?

Maria Lopes Dir. técnica Porto, Portugal 12K

Os cães pertencem à família dos canídeos, a que também pertencem a raposa, o lobo e outros. O gato pertence à família dos felídeos, onde podemos encontrar o gato-bravo, o lince, os leões... Todavia, em várias câmaras municipais e juntas de freguesia, os cães continuam a pertencer à familia dos canídeos, contudo os gatos já são designados por "gatídeos".

Como bióloga, esta denominação não tem qualquer tipo de fundamento, constituindo um erro grave de denominação/organização sistemática.

Mas, no benefício da dúvida no que diz respeito ao português, fiz pesquisa em vários dicionários e em nenhum deles existia esta designação.

Queiram, por favor, tirar-me esta dúvida.

Obrigada.

Inês Moital Consultora Algés, Portugal 4K

Escreve-se «Estudos Farmacoepidemiológicos», ou «Estudos Farmaco-epidemiológicos»?