Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Sofia Filgueiras Jurista Munique, Alemanha 5K

A palavra "internetiano" existe?

Se sim, existe só em linguagem coloquial ou no calão, ou pode ser usada numa linguagem formal (sentido: «o consumidor internetiano»)?

Obrigada.

Elaine Cristina Secretária São Paulo, Brasil 8K

Gostaria de saber qual o diminutivo de açúcar.

Muito obrigada.

Rita Aguiar Estudante Lisboa, Portugal 26K

Gostaria de saber se se diz: «ter certeza» ou «ter a certeza» de algo. Ou se estão ambas correctas e, se assim for, qual a diferença.

Muito obrigada.

Leonor Gonçalves Psicóloga Lisboa, Portugal 3K

Recentemente, ao procurar ensinar uma criança o Princípio Alfabético, referi que em português existem diversas letras/grafemas que “não mentem”, têm um só som, como o f e o v.

Existem outras que podem ser mudas como h, m e n.

O n pode ter o valor /n/ ou / ø / (mudo) quando nasala vogais como na palavra dente (-en-).

O m pode ter o valor /m/ ou /ø/ quando nasala vogais como na palavra campo (-am-).

No entanto, surgiu-me a seguinte dúvida: quando -am representa o ditongo ão, como cantam, qual o seu valor fonético?

Antecipadamente grata pela vossa atenção.

Rui Ferreira Professor Coimbra, Portugal 6K

Os vales escavados pelos glaciares são "vales glaciares", ou "vales glaciários"?

Juan Gómez Professor Huelva, Espanha 13K

Na frase «Porque proíbem os meninos de brincar no jardim?», não deveria escrever-se «aos meninos»?

A meu ver, o sujeito é «eles» ou «vocês», que está elidido, o complemento directo é «de brincar no jardim», e o complemento indirecto é «os meninos», porque proibimos uma coisa, neste caso, «brincar no jardim» (complemento directo) a alguém, neste caso «os meninos» (complemento indirecto) portanto deveria levar preposição.

Se a frase estiver correcta, simplesmente com mudar de lugar «os meninos», teríamos uma frase diferente: «Porque os meninos proíbem de brincar no jardim?» Nesta última frase, «os meninos» é o sujeito.

Adélia Silvestre Professora Porto, Portugal 5K

Há já algum tempo que começou a usar-se uma palavra que nunca tinha ouvido: "tutória"!

Esta palavra existe?

Eu sempre disse e ouvi dizer tutoria.

Obrigada.

Clara Santos Estudante Moita, Portugal 8K

É correcto dizer «ri-te», mas porque não «chora-te»?

Luciano Eduardo de Oliveira Professor Botucatu, Brasil 5K

O uso do artigo com Flandres surpreendeu-me aqui: «A Modernidade começou na Itália e na Flandres no século XV devido ao desenvolvimento do comércio das indústrias artesanais. Tudo isto corresponde a um longo período.» É assim mesmo, «na Flandres»? Eu teria usado «em Flandres», mas só por instinto. O fato é que nunca precisei dizer isso, já que dizemos (pelo menos no Brasil) mais comumente «Bélgica», mas aí foi necessária a precisão que fizeram por conter eventos históricos relacionados a só aquela parte da Bélgica, que talvez então ainda nem pertence a dito país.

Muito obrigado pelo esclarecimento que me quiserem dar.

O sempre amigo do Ciberdúvidas,

Paula Santos Professora Paris, França 31K

É correcto dizer-se «Estou na casa do Pedro», ou dever-se-á dizer «estou em casa do Pedro»? Diz-se «estou na cantina, no cinema, no trabalho, em casa». Contudo, quando nos referimos à casa de outrem, há contracção da preposição em com o artigo a?