O significado da palavra facécia
Estou a realizar um trabalho com a temática do conto. Estando eu a analisar alguns trabalhos já feitos sobre o tema, deparei-me com a palavra facécia na descrição de géneros de contos, por Câmara Cascudo (1984).
Agradecia que me pudessem esclarecer com brevidade.
Obrigada.
Oração subordinada adverbial condicional e presente do indicativo
Ao folhear um livro de Português (12.º) da nova reforma, deparei-me com o seguinte exemplo de uma oração subordinada adverbial condicional: «Se está a chover, vou de carro.»
Nunca antes tinha visto em qualquer gramática orações condicionais em que ambos os verbos estavam no presente do indicativo. A meu ver, uma oração condicional pressupõe uma dúvida/hipótese, pelo que, se o verbo que precede a conjunção se se encontra no presente do indicativo, constatar-se-á um facto ao invés de se colocar uma hipótese. Esta constatação leva a uma relação causa-efeito e não a uma condição. É a minha dúvida legítima?
«A título de contrapartida»
Estou com duas dúvidas porque sempre achei que era de uma maneira, e no entanto fui corrigida hoje.
A expressão «à título de contra-partida» é com "a" craseado? E "contra-partida" possui hífen ou não?
Obrigada pela atenção.
«Um grande número de...»
Ao utilizar a expressão «um grande número de...», o verbo que se segue deve conjugar-se no singular ou no plural?
Obrigada.
A distinção entre sinérgico e sinergista
Agradeço que me clarifiquem sobre a distinção entre sinérgico(a) e sinergista, bem como a possibilidade da existência de dois advérbios decorrentes: sinergicamente e sinergisticamente.
Muito obrigado desde já pela vossa ajuda.
A vírgula antes de enquanto
Antes da expressão enquanto, sempre deve haver vírgula?
O que se segue é correto?
1) As promoções serão mantidas, enquanto houver estoques.
2) O marido vai ao trabalho, enquanto a mulher fica em casa.
3) Vou tomar banho, enquanto você espera na sala.
A sintaxe do verbo perdoar
Qual é o correto: «Perdoai as nossas ofensas», ou «Perdoai-nos as nossas ofensas», uma vez que, no verbo perdoar, você perdoa alguma coisa ou a alguém?
Obrigada.
«Estar certo/acertado por/com» (relógios)
Se um relógio A for sincronizado com outro B, como é que poderemos dizer?
1 — O relógio A está certo pelo/com o relógio B;
2 — O relógio A está acertado pelo/com o relógio B;
3 — Nenhuma das duas.
Muito obrigado pelo vosso tempo e bem hajam pelo serviço que prestam à língua portuguesa.
Maiúscula e minúscula iniciais em reino e império
De acordo com o Tratado de Ortografia Portuguesa, de Rebelo Gonçalves, grafam-se com inicial minúscula os substantivos «que designam organização política ou social, tal como império, reino...». Contudo, verifico frequentemente o uso indiscriminado de reino/Reino, império/Império...
Gostava, pois, de saber se são aceites ambas as opções abaixo indicadas:
a) Queria defender o reino de Portugal.b) Queria defender o Reino de Portugal.
c) Pertencia ao reino de Aragão.d) Pertencia ao Reino de Aragão.
e) Assistiu-se à queda do império romano.f) assistiu-se à queda do Império romano.g) Assistiu-se à queda do Império Romano.
Obrigada.
O plural da palavra prata e a «prata da casa»
Queria saber se existe o plural da palavra prata, e se pode dizer-se «estas são as pratas da casa».