DÚVIDAS

Oração subordinada adverbial condicional e presente do indicativo
Ao folhear um livro de Português (12.º) da nova reforma, deparei-me com o seguinte exemplo de uma oração subordinada adverbial condicional: «Se está a chover, vou de carro.» Nunca antes tinha visto em qualquer gramática orações condicionais em que ambos os verbos estavam no presente do indicativo. A meu ver, uma oração condicional pressupõe uma dúvida/hipótese, pelo que, se o verbo que precede a conjunção se se encontra no presente do indicativo, constatar-se-á um facto ao invés de se colocar uma hipótese. Esta constatação leva a uma relação causa-efeito e não a uma condição. É a minha dúvida legítima?
Maiúscula e minúscula iniciais em reino e império
De acordo com o Tratado de Ortografia Portuguesa, de Rebelo Gonçalves, grafam-se com inicial minúscula os substantivos «que designam organização política ou social, tal como império, reino...». Contudo, verifico frequentemente o uso indiscriminado de reino/Reino, império/Império... Gostava, pois, de saber se são aceites ambas as opções abaixo indicadas: a) Queria defender o reino de Portugal.b) Queria defender o Reino de Portugal. c) Pertencia ao reino de Aragão.d) Pertencia ao Reino de Aragão. e) Assistiu-se à queda do império romano.f) assistiu-se à queda do Império romano.g) Assistiu-se à queda do Império Romano. Obrigada.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa