Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Bruno Valupi Publicitário Lisboa, Portugal 7K

Qual a legitimidade das palavras "estamina" e "estamínico"? Houaiss reconhece "estâmina", a qual não tem corrente aplicação.

Agenor Gonzaga Professor Patos, Brasil 6K

O gentílico para Presidente Olegário (Minas Gerais, Brasil) é olegariense. Por que não é "olegarense", como se usa naquele lugar?

Rita Gonçalves Professora e autora São Paulo, Brasil 33K

Quanto ao gênero, como classificamos o substantivo pombo? Gostaria de saber se o correto é dizer «os pombos» ou «as pombas», sendo que o primeiro é o masculino do segundo. Obrigada.

Margarida Silva Revisora Leiria, Portugal 10K

Antes de mais, queria felicitá-los pelo bom trabalho que têm desenvolvido.

Gostaria que me esclarecessem uma dúvida: o nome dos pratos gastronómicos, quando referidos no meio de um texto, devem ser escritos com letra maiúscula ou minúscula? Exemplo: «O concelho de Pombal privilegia os pratos à base de carneiro, como a Chanfana. Existe também o carneiro à regional, os enchidos e o arroz doce sem ovos.» Ou ainda: «Especialidades: Bacalhau forjado no fole e Cabrito da serra de Sicó.»

Mais uma vez grata pela atenção.

Selma Veloso Artesã Niterói, Brasil 32K

Qual a forma correta: mau-súbito? mal-súbito? as duas formas? com ou sem hífen?

Catarina Carrilho Professora Lisboa, Portugal 38K

«Camões nasceu em Portugal. Cervantes(,) nasceu em Espanha.»

Tendo em conta a frase antecedente, será possível usar a vírgula que coloquei entre parêntesis? Pareceu-me um uso errado. Aparece num manual escolar e afirma-se que substitui expressões como «por sua vez» (a qual apareceria entre vírgulas). Afirma-se também que na segunda frase só se pode usar a vírgula se houver um contexto antecedente, pois de outro modo separaria sujeito de predicado. Será isto possível? Seria normal se o verbo nasceu fosse omitido, penso eu.

Fernando Rodrigues Comerciante Vial Nova de Gaia, Portugal 3K

Gostaria que o sr. D´Silvas Filho, que é sempre tão pronto a defender o chamado "acordo ortográfico", esclarecesse como se vão pronunciar (e se vai ensinar às "criancinhas coitadinhas" a pronunciar) palavras como "exceção", "aceção", "conceção", "excecional", "concecional", "recetivo", "receção" (ou será "recepção"? Mas nesse caso não deveria ser "receptivo"?).

Enfim, penso que já deu para perceber. É que eu não diviso qualquer regra que permita abrir as vogais destas palavras (e das muitas outras cuja grafia pretendem alterar).

Geraldo M. Professor Santa Teresa, Brasil 18K

Qual é a forma adequada para as expressões «com relação a», «em relação a». Exemplo: «Uma situação importante, para entender bem o assunto, seria a fidelidade do funcionário com relação ao seu chefe» (ou seria melhor «em relação ao seu chefe»?).

Isabel Faria Jornalista Lisboa, Portugal 4K

Diz-se «é pena que o nosso humor seja demasiado paroquiano», ou «paroquial»?

Maria da Conceição Cação Professora Gafanha da Nazaré, Portugal 11K

Será esta a ortografia correcta? "Marcha-atrás"?