Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Paula Cabral Bioquímica Porto, Portugal 5K

Gostaria de saber se silicone é um substantivo masculino ou feminino. É que já encontrei as duas formas.

Muito obrigada.

Nicolau Ribeiro Assessor de comunicação Amarante, Portugal 5K

Diz-se «Chega de bois», ou «Achega de bois»? Qual a expressão que é mais correcto usar?

Paula Cardoso Professora Aveiro, Portugal 17K

Enamorado é sempre um adjectivo, e namorado, sempre um substantivo?

Maria Fernanda Secretária Toronto, Canadá 44K

Gostaria que me fosse tirada a dúvida sobre o seguinte: como se diz «vencedora feminina»? Embora saiba que se chama campeã, já escutei e li "campeona".

Onde está o erro?

Gostaríamos da vossa informação.

Obrigada.

Rosa Silva Formadora Aveiro, Portugal 6K

Gostaria de saber como se designam as bolsas de plástico para colocar documentos. Frequentemente ouço a palavra "mica". Será que as podemos designar desta forma?

Obrigada pela atenção!

Roseli Mafalda Professora Suzano, Brasil 4K

Qual a pronúncia correta da palavra Praxedes?
Seria "prakcedes", ou "prachedes"?

Cristina Cardoso Estudante Coimbra, Portugal 8K

Estou a realizar um trabalho com a temática do conto. Estando eu a analisar alguns trabalhos já feitos sobre o tema, deparei-me com a palavra facécia na descrição de géneros de contos, por Câmara Cascudo (1984).

Agradecia que me pudessem esclarecer com brevidade.

Obrigada.

Daniel Salvador Estudante Cantanhede, Portugal 33K

Ao folhear um livro de Português (12.º) da nova reforma, deparei-me com o seguinte exemplo de uma oração subordinada adverbial condicional: «Se está a chover, vou de carro.»

Nunca antes tinha visto em qualquer gramática orações condicionais em que ambos os verbos estavam no presente do indicativo. A meu ver, uma oração condicional pressupõe uma dúvida/hipótese, pelo que, se o verbo que precede a conjunção se se encontra no presente do indicativo, constatar-se-á um facto ao invés de se colocar uma hipótese. Esta constatação leva a uma relação causa-efeito e não a uma condição. É a minha dúvida legítima?

Mariana Vieira de Mello Advogada Recife, Brasil 39K

Estou com duas dúvidas porque sempre achei que era de uma maneira, e no entanto fui corrigida hoje.

A expressão «à título de contra-partida» é com "a" craseado? E "contra-partida" possui hífen ou não?

Obrigada pela atenção.

Sofia Paiva Professora Angra do Heroísmo, Portugal 16K

Ao utilizar a expressão «um grande número de...», o verbo que se segue deve conjugar-se no singular ou no plural?

Obrigada.