DÚVIDAS

O nome das especialidades gastronómicas

Antes de mais, queria felicitá-los pelo bom trabalho que têm desenvolvido.

Gostaria que me esclarecessem uma dúvida: o nome dos pratos gastronómicos, quando referidos no meio de um texto, devem ser escritos com letra maiúscula ou minúscula? Exemplo: «O concelho de Pombal privilegia os pratos à base de carneiro, como a Chanfana. Existe também o carneiro à regional, os enchidos e o arroz doce sem ovos.» Ou ainda: «Especialidades: Bacalhau forjado no fole e Cabrito da serra de Sicó.»

Mais uma vez grata pela atenção.

Resposta

O uso de maiúscula é, muitas vezes, facultativo, dependendo da intenção comunicativa do autor.

Não é obrigatório o uso de maiúscula inicial nos nomes dos pratos gastronómicos, no entanto, dado que têm um estatuto de nomes próprios, é aconselhável que os grafemos como tal.

Mas atenção, apenas quando são títulos. Observe-se o nome «bacalhau» no exemplo seguinte:

«Este restaurante serve muitos pratos de bacalhau: Bacalhau à Zé do Pipo, Bacalhau à Minhota, Bacalhau Espiritual, entre outros.»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa