Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Sandra Ribeiro Formadora Santo Tirso, Portugal 5K

Gostaria que me esclarecessem se é aceitável a omissão dos artigos definidos/indefinidos, em textos escritos por um falante do português europeu, baseando-se este nas regras do português do Brasil para defender esta questão.

Pedro Cajá Comerciante Patos, Brasil 47K

Gostaria de saber se existe a variante "barrer" para varrer.

Patrícia Soares Estudante Funchal, Portugal 48K

Gostaria de saber se o termo «à revelia de», para além de significar «contrariamente» e «à rebeldia», não significa também «sem o conhecimento de»?

Claudiney Barbieri Arquitecto de soluções São Paulo, Brasil 5K

Gostaria de saber o antônimo de efetivo.

Tenho de inserir uma frase em um documento, mas estou em dúvida: «Os controles, quando não estiverem corretos, serão classificados como inefetivos.»

E também: "inefetividade" é o antônimo de efetividadde?

Paula Lisboa Investigadora Lisboa, Portugal 8K

Qual é a correcta divisão silábica da palavra autópsia?

Obrigada.

Eliana de Paula Grande Autónoma São Paulo, Brasil 424K

Por favor, gostaria de saber qual é o grau aumentativo dos seguintes substantivos: cabeça, cão, mulher, mamão, rocha e vidro.

Obrigada.

João Rodrigues Missionário Braga, Portugal 5K

Procurei a tradução do termo petty cash para o português e encontrei «fundo para despesas miúdas».

Gostaria de saber se existe outra tradução que seja apenas uma palavra.

Agradeço desde já o esclarecimento.

Daniela Andrade Servidora pública Diamantina, Brasil 3K

Na expressão «tem-se uma elevada taxa de falha — de 15 a 20%», o correto é assim, ou «de 15% a 20%»?

Igor Leão Bancário João Pessoa, Brasil 8K

Gostaria de tirar uma dúvida que me persegue desde a infância.

Meu nome, como vocês já puderam ver, é Igor (minha mãe me chama Ígor), bem. Ao cursar 5.ª série, meu professor disse que era para pronunciar "igôr". Agora meu chefe, um advogado, está com essa mesma história.

Se tratando de nome próprio, qual seria a correta pronúncia do meu nome?

Eduardo Martins Advogado Rio de Janeiro, Brasil 7K

Gostaria de saber como se escrevem por extenso 13 337,80 UFIR (UFIR = Unidade fiscal de referência) e 86,34 UFIR.