«Homero, porém, não se contentou com repetir os relatos que a tradição lhe administrara.»
«…os críticos costumam conservá-las nas suas edições, contentando-se apenas com indicá-las com um sinal para informação do leitor…»
Nas duas frases não se deveria pôr, no lugar de com, em?
Qual o plural de pombo-correio?
Gostaria de saber se a frase «migalhas é pão» está correcta.
Foi uma das perguntas do 1.º teste do CNLP de 2007 e na respectiva correcção, contra tudo o que vem recomendado pela Nova Gramática Portuguesa de Lindley Cintra e Celso Cunha quanto às «regras de concordância verbal», foi considerada, pela organização, como resposta certa porque «quando se trata de um sujeito impessoal o verbo concorda com o predicativo, para além de a frase ser já um provérbio»...
Que comentário vos merece esta apreciação?
Deve dizer-se (e escrever-se) "polícromo", ou "policromo"? A palavra é esdrúxula, ou grave?
Obrigado.
Gostaria de saber qual a forma correta nas frases abaixo: «Todo dia faço ginástica», ou «Todos os dias faço ginástica»?
Grata.
Se "ateimar", "abaixar" e "assentar" são variantes aceites de teimar, baixar e sentar, respectivamente, será que o mesmo sucede com "amandar"? Se não, porquê?
Por favor, informem-me sobre a correcta pronúncia do gentílico trofense. É "trófense", ou "trufense"?
Muito obrigado.
Gostaria de dar à minha filha o nome de Zeza. No entanto, no registo civil dizem que esse nome não é admitido em Portugal, mas na realidade conheço pessoas com esse nome e não apenas como diminutivo. Sei que esse nome existe. Gostava de saber como tentar provar que esse nome é usado em Portugal.
Obrigada pela atenção.
Gostaria de saber se o diminutivo de pêssego é pesseguinho ou pessegozinho.
Obrigada.
Eu gostaria de saber quando eu uso tão e quando eu uso tanto. Por exemplo: «Eu sei tanto do assunto quanto você.» Por que eu não uso «Eu sei tão do assunto quanto você»? Essa é a minha dúvida.
Espero uma breve resposta.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações