DÚVIDAS

Cheiinha, saiinha
O Acordo Ortográfico menciona como exemplos, no item 4.º, Base X, da acentuação das vogais tónicas/tônicas grafadas com I e U, as palavras cheiinha e saiinha como palavras que não levarão mais acento. Perguntas: a) essas palavras tinham acento? b) no Brasil não consegui encontrar ocorrências com acento; em Portugal usava-se o acento, grafando-se "cheiínha", "saiínha"? c) no Brasil, a regra antes do Acordo (ver Celso Cunha e Lindley Cintra, p. 71) dizia que se esse I ou U tônico, sozinho na sílaba, fosse seguido de nh, não deveria ser acentuado. Não é o caso de "cheiínha" e "saiínha"? Agradeço sua atenção.
Expressões adverbiais de tempo
Acredito que posso dizer indiferentemente as seguintes frases: «Às segundas tenho aula de Português.» «À segunda tenho aula de Português.» (Expressão de hábito) «Na segunda (dia 13 de Outubro) tenho que ir ao médico.» «Segunda (dia 13 de Outubro) tenho que ir ao médico.» (Dia determinado) Porque usamos «na segunda»/«segunda»? Aí vão os meus sinceros agradecimentos!
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa