Venho solicitar o esclarecimento sobre a seguinte questão. Deve escrever-se «A festa foi demais», ou a «A festa foi de mais»?
Grata pela atenção.
Vi a lição relacionada ao verbo instar e outra dúvida me sobreveio. É que tenho visto uma construção, em arrazoados e artigos, que me soa um tanto estranha e gostaria de saber se é ou não acertada. Refiro-me a expressões do tipo «insta acentuar», «insta lembrar», como forma de introduzir uma idéia complementar ao que vem sido abordado.
Tais construções são corretas?
«Os leitores desta revista gostaram tanto da Bahia que quando chegaram em casa a primeira coisa que fizeram foi ir para a rede.»
Como se divide esse período e como se classificam essas orações?
Tenho ouvido, não sem surpresa, comentaristas de veículos televisivos, ao informar resultados de jogos de futebol, expressando-se assim:
«O Flamengo perdeu do Vasco.»
Esta construção está correta, não seria: «O Flamengo perdeu para o Vasco»?
Grato.
Para a frase «Já te trouxeram os cartões?», qual é a resposta correcta?
– «Acabaram de mos trazer.»
– «Acabaram de os trazer.»
– «Acabaram de me trazer.»
Obrigado.
«Coordenadas do cliente.»
É possível utilizar o termo coordenadas com este sentido, i. e., «telefone», «endereço», etc.?
Gostaria de saber se existe em português a expressão «decisão informada».
Agradeço desde já a atenção.
«Naquela época, os pais não deixavam suas filhas usarem biquíni, pois era algo considerado vulgar.»
No período acima, a segunda oração pode ser subordinada adverbial causal?
Gostaria que me informassem qual a função sintáctica desempenhada pela palavra mesmo numa frase do seguinte tipo:
«Ele esperava mesmo uma boa nota.»
Após pesquisa no Google, obtive 12 100 sites com a palavra "discreção". Assim, a minha questão é se, por acaso, a palavra não consta de algum dicionário ou foi utilizada no passado e caiu em desuso.
Agradeço antecipadamente a resposta.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações