DÚVIDAS

Ainda sobre a forma "discreção" (em lugar de discrição)

Após pesquisa no Google, obtive 12 100 sites com a palavra "discreção". Assim, a minha questão é se, por acaso, a palavra não consta de algum dicionário ou foi utilizada no passado e caiu em desuso.

Agradeço antecipadamente a resposta.

Resposta

A palavra "discreção" não consta de qualquer material lexicográfico consultado.

Constam, sim, palavras parónimas, por exemplo, no Dicionário Editora da Língua Portuguesa, 2009: «descrição n. f. relato (oral ou escrito) das características ou traços distintivos de um facto, lugar, paisagem, pessoa, etc.»; «discrição n. f. (Do lat. discretiōne), com variadas acepções como, por exemplo, estado ou qualidade de quem é reservado e não dá nas vistas; reserva, etc. – à discrição à vontade/à discrição de ao dispor de».

Penso ser a palavra discrição que pretendem empregar aqueles que utilizam, erradamente, a palavra "discreção" na Internet.

Sempre ao dispor.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa