Bioética
Escreve-se "bioética", ou "bio-ética"?
O ecstasy
A palavara ecstasy é feminina ou masculina, isto é, deve se escrever «a ecstasy» ou «o ecstasy»?
Os valores 1,40%, 0,5%, 0,05% e 0,005 por extenso
Como podemos escrever por extenso as seguintes porcentagens?1,40%0,5%0,05%0,005%Obrigada pela atenção!
Pasmado e pasmo
Gostaria de saber quando devo usar as expressões pasmo e pasmado.
Está certa a frase «Estou pasmo com tudo que aconteceu» ou [é melhor] «Estou pasmado com tudo que aconteceu»?
Grato.
A expressão «hoje em dia»
A expressão «hoje em dia» é correta ou errada? Já ouvi algumas pessoas dizendo que ela é redundante.
Obrigado.
O uso de maiúsculas nas referências a diplomas
Consultei o tratamento deste tema no site, mas tenho uma dúvida que não terá sido abordada. Trata-se da obrigatoriedade do uso de maiúscula nas referências a diplomas legais.
O emprego de maiúscula é obrigatório para a identificação de um diploma específico. Exemplo: «O Decreto-Lei n.º xxx/2008 de 15 de Novembro.»
No entanto, gostaria que me esclarecessem se o uso de maiúscula é ainda obrigatório nas sucessivas referências a esse diploma ao longo do texto. Exemplo: «Aquele decreto-lei veio regular.....» ou «A Lei n.º xxxx/2007, relativa a […]. Esta lei deverá ainda ser regulamentada.»
Muito obrigada pela vossa atenção.
Abreviaturas de tecnólogo, bióloga, pedagogo e engenheiro agrónomo
Por gentileza, informar as abreviaturas dos seguintes títulos académicos:
tecnólogo em logística
bióloga
pedagoga
engenheiro agrônomo
Existe um site de consulta para estas abreviaturas?
Grata.
«Ordem de trabalhos»
Quando se prepara uma reunião, na convocatória menciona-se a «ordem de trabalho», discriminando os vários pontos que a constituem, ou será «ordem de trabalhos», uma vez que é constituída por vários pontos?
Obrigada pela disponibilidade.
A divisão de simultaneamente na translineação
Gostaria de saber se a palavra simultaneamente se pode dividir em "simultane-amente" ou se isso é considerado erro.
Muito obrigada.
A formação de substantivos com alguns verbos
Como posso formar substantivos através dos verbos: deprimir, oprimir, suceder, omitir, submeter, transgredir?