Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Alexandre Manuel Oliveira Neves Inspe{#c|}tor Porto, Portugal 30K

A palavra "veseiro" está correcta, ou dever-se-á escrever "vezeiro" (de vez), por exemplo, «ser useiro e veseiro»?

Isabel Rodrigues Economista Lisboa, Portugal 3K

Escreve-se "retardante", ou "retardador"?

Por exemplo, na frase seguinte, como é que estará correcto:

«Compostos para revestimento retardantes da propagação da chama», ou antes «Compostos para revestimento retardadores da propagação da chama»?

Cláudia Pereira Antropóloga Lisboa, Portugal 7K

Gostaria de saber somo se escreve correctamente em português a capital da Índia: "Deli", ou "Delhi"?

E a capital do estado de Goa na Índia: "Pangim", ou "Panjim"?

Os meus agradecimentos.

Patrícia Mattos Auxiliar administrativa Cascavel, Brasil 39K

Qual é o plural de batom?

António Madeira Tradutor Leiria, Portugal 7K

Recentemente, surgiu-me uma dúvida em relação ao substantivo político. Embora seja um substantivo masculino, como ilustra a seguinte frase, «João Jardim é um dos políticos há mais tempo no poder», como ficaria uma frase do tipo:

«Angela Merkel é um dos políticos com maior responsabilidade na Europa», onde o sujeito é feminino?

Muito obrigado.

Adriana Afonso Jornalista Leiria, Portugal 17K

Como se escreve o nome deste pássaro: "Cacatua", ou "catatua"?

João Rafael Dionísio Investigador Lisboa, Portugal 3K

Pode-se escrever "Kronos", ou tem de se escrever sempre Cronos?

Obrigado.

Alexandre Araújo Revisor/tradutor Vargem Grande Paulista, Brasil 6K

Considere o seguinte texto: «Eu (a rainha das abelhas) quero voar com os bem-te-vis, experimentar o néctar das flores de laranjeira, ouvir o som das águas roçando os seixos dos rios, sentir o vento no focinho.»

É correto dizer que abelha tem focinho?

Muito obrigado!

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 5K

«Terá havido anteriores indícios, para os quais uma traiçoeira insensibilidade me tornou cego?»

No período acima, é possível usar «me tenha tornado cego», em vez de «me tornou cego»?

Obrigado.

Joaquim Silva Professor Almada, Portugal 4K

Qual a forma correcta de escrever: "hipoactividade", "hipo-actividade", ou "hipo actividade"?

Obrigado.