A palavra "veseiro" está correcta, ou dever-se-á escrever "vezeiro" (de vez), por exemplo, «ser useiro e veseiro»?
Escreve-se "retardante", ou "retardador"?
Por exemplo, na frase seguinte, como é que estará correcto:
«Compostos para revestimento retardantes da propagação da chama», ou antes «Compostos para revestimento retardadores da propagação da chama»?
Gostaria de saber somo se escreve correctamente em português a capital da Índia: "Deli", ou "Delhi"?
E a capital do estado de Goa na Índia: "Pangim", ou "Panjim"?
Os meus agradecimentos.
Qual é o plural de batom?
Recentemente, surgiu-me uma dúvida em relação ao substantivo político. Embora seja um substantivo masculino, como ilustra a seguinte frase, «João Jardim é um dos políticos há mais tempo no poder», como ficaria uma frase do tipo:
«Angela Merkel é um dos políticos com maior responsabilidade na Europa», onde o sujeito é feminino?
Muito obrigado.
Como se escreve o nome deste pássaro: "Cacatua", ou "catatua"?
Pode-se escrever "Kronos", ou tem de se escrever sempre Cronos?
Obrigado.
Considere o seguinte texto: «Eu (a rainha das abelhas) quero voar com os bem-te-vis, experimentar o néctar das flores de laranjeira, ouvir o som das águas roçando os seixos dos rios, sentir o vento no focinho.»
É correto dizer que abelha tem focinho?
Muito obrigado!
«Terá havido anteriores indícios, para os quais uma traiçoeira insensibilidade me tornou cego?»
No período acima, é possível usar «me tenha tornado cego», em vez de «me tornou cego»?
Obrigado.
Qual a forma correcta de escrever: "hipoactividade", "hipo-actividade", ou "hipo actividade"?
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações