DÚVIDAS

Os naturais da ilha do Príncipe (São Tomé e Príncipe)
Qual o adjetivo relativo à ilha de Príncipe, de São Tomé e Príncipe, o qual deve ser também, presumo, o substantivo que designa os seus naturais ou habitantes? Quanto ao adjetivo e substantivo da ilha de São Tomé e de seus habitantes, diferiria de "santomense", "são-tomense", "sã-tomense", os quais designam o país como um todo e seus habitantes como um todo? Para lá de agradecido!
À volta das maiúsculas
Depois de consultar as respostas anteriores sobre as regras das maiúsculas/minúsculas nos títulos de obras, restam-me ainda algumas dúvidas. Numa das vossas respostas sobre o tema, dizem que os pronomes vêm em caixa alta. A minha dúvida é: isso acontece com todos os pronomes, ou só com os pronomes variáveis? Alguém e ninguém, por exemplo, escrevem-se como? Em relação, por exemplo, às palavras muito, pouco, tanto, dado que podem ser consideradas pronomes indefinidos mas também advérbios, devo escrevê-las com maiúscula, ou minúscula? Outra questão: expressões como «campeão do mundo» ou «seleccionador nacional», numa frase "normal" (digo, quando não é um título), escreve-se com minúscula, ou maiúscula? «Nélson Évora é campeão do mundo de triplo salto», ou «Nélson Évora é Campeão do Mundo de Triplo Salto»?; «Scolari foi o melhor Seleccionador Nacional», ou «Scolari foi o melhor seleccionador nacional»? A mesma dúvida em relação à palavra "pelouro": «Joaquim Pacheco é o vereador com o pelouro da Educação», ou «Joaquim Pacheco é o vereador com o Pelouro da Educação»? Muito agradecida pela atenção dispensada e muitos parabéns pelo óptimo trabalho que desenvolvem!
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa