Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O de em «um milhão de carros»

Gostaria de saber porque temos de utilizar de quando dizemos «um milhão de carros foram ao evento» e não utilizamos o de quando dizemos «um milhão e um carros foram ao evento».

Pode me ajudar neste caso?

Obrigado.

Carlos Renato Estudante São Paulo, Brasil 4K

Segundo o Dicionário Houaiss, «por sua natureza substantiva, este numeral [milhão] é empr[egado] precedido de outros numerais, artigos, pronomes demonstrativos, indefinidos etc., e o substantivo que o segue é precedido de preposição (p. ex., uma população de mais de 1 milhão de pessoas habita esta cidade; aqueles outros 5 m. de dólares somados com estes 4 não resolvem o problema do financiamento das obras)».

Em «um milhão e um carros», não ocorre preposição porque o numeral um, que faz parte da expressão numeral «um milhão e um», não rege preposição.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: quantificador
Áreas Linguísticas: Semântica; Sintaxe