Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
António Chirindza Estudante Maputo, Moçambique 9K

Na frase «Ele é avesso à vida agitada», seria correcto, neste contexto, substituir a palavra avesso por adverso? São sinónimos?

Obrigado!

Sérgio Branco Tradutor Alcobaça, Portugal 65K

Gostaria de perguntar se a expressão «tenho dito» utilizada para expressar a conclusão de uma fala ou frase é correcta. Não será mais apropriado «tenho-o dito»? Isto porque me parece um decalque da expressão castelhana «lo he dicho» e porque faz mais sentido com artigo, referindo-se ao objecto em questão, ou seja, à fala/frase que se acabou de dizer.

Obrigado desde já pela resposta e por me ajudarem tanto no meu trabalho.

Antonio Luiz Vieira Funcionário público Florianópolis, Brasil 4K

Tenho ouvido frequentemente a palavra tramitação, sendo o a na primeira sílaba pronunciado com um som nasal. Isso está correto?

Patrícia Ferreira Costa Professora São Paulo, Brasil 5K

Gostaria de saber o significado da palavra grã, pois preciso analisar um poema de Camões que num momento fala da «grã-bonança», portanto, preciso saber o que o autor quer dizer com isso.

Desde já, obrigada.

Eloísa Marques Tradutora Chevy Chase, Estados Unidos 7K

«Estados Unidos», ou «Estados Unidos da América»? Em documentos oficiais em Portugal e África, qual a forma preferida?

Obrigada.

Ana Costa Estudante Lisboa, Portugal 6K

Gostaria de saber se é aceitável o uso do que depois de talvez em frases do género:

«Talvez que o tempo melhore amanhã.»

Obrigada!

Elisabete Carvalho Amador Estudante Lisboa, Portugal 5K

«Bom pastor» ~ «pastor bom», a dúvida reside precisamente aí!

Por ter um significado muito semelhante, gera confusão. Afinal qual o significado de cada uma das expressões?

Por exemplo, «bom homem» e «homem bom»; qual a expressão indicada para descrever uma pessoa com atitudes honestas e singelas? E para descrever uma pessoa linda?

Valter da Silva Pinto Oficial de justiça Mogi das Cruzes, Brasil 7K

É correta a utlização da preposição por seguida de outra preposição/advérbio(?), como nesse caso que comumente encontramos na imprensa: O jogador Ronaldo ficará afastado do time por até dois meses. Significa que ele pode ficar dois meses ou menos?

ET: Por que as pessoas confundem comumente com comumentemente?

Grato!

Hélder Romano Realizador de cinema Lisboa, Portugal 2K

Numa reportagem sobre uma casa de chá, um jornalista do sítio lifecooler.com usou os parêntesis da seguinte maneira: «Chá de( )cor», podendo assim ler-se «Chá decor» (pertinente a decoração) ou «Chá de cor». É correcto, este uso?

Maria Gonçalves Estudante Viseu, Portugal 3K

O verbo higienizar vem no dicionário da Porto Editora. E higienização existe? Ou expressões como «processo de higienização» ou «uma higienização correcta»?