Como fazer a concordância verbal do pronome indefinido todo + verbo ser quando for precedido de dois substantivos, um do gênero masculino e outro do feminino? Devo usar todo o e toda a, ou apenas o primeiro?
Exemplos:
«Todo o cuidado e prudência no trânsito nunca são demais.»
«Todo o cuidado e a prudência no trânsito nunca são demais.»
«Todo cuidado e prudência no trânsito nunca é demais.»
«Todo cuidado e prudência no trânsito nunca são demais.»
Muito obrigada.
Gostaria de saber se existem normas específicas para formatação de texto no "e-mail" (institucional/empresarial). Qual é o espaçamento entre linhas adequado? Como elaborar o vocativo? Qual a melhor forma de encerramento?... Tenho recebido "e-mails" institucionais que variam quanto ao espaçamento entre linhas desde o vocativo ao corpo do "mail". Existe alguma norma instalada a este respeito?
Muito obrigada e continuação de bom trabalho.
A palavra tricinquentenário está relacionada ao número ordinal 350.º, ou a 150.º?
Se se referir ao segundo, como supuseram alguns colegas meus (não sei se corretamente), como faria para referir-me ao primeiro, i. e., a 350.º?
Queria perguntar se nas frases seguintes o uso do artigo definido (ou a sua falta) antes de «português» e «língua portuguesa» está correcto.
1. «Não sei como se escreve esta palavra em português/na língua portuguesa.»
2. «No português (na língua portuguesa) existem muitos tempos passados.»
3. «Traduziu o livro de polaco/da língua polaca para português/a língua portuguesa.»
Obrigada pela resposta.
1. É comum ler-se «ausente em [local]» pretendendo informar que determinada pessoa se encontra nesse local. Esta expressão é correcta?
2. Se realmente o propósito é indicar que alguém não se encontra em Lisboa, por exemplo, o correcto é «ausente de Lisboa»?
Obrigado e fortes felicitações pelos vossos contributos.
Em que circunstâncias se usa a palavra imissão?
Em que situações se devem usar as expressões «na maioria» e «na sua maioria»?
Agradecido pelo tempo dispensado.
«Estou dorida», ou «estou doída», ou pode-se dizer das duas maneiras?
Uma prima minha disse «estou toda doída», ao que eu corrigi «estás toda dorida».
Pode-se dizer de ambas as formas?
Obrigado.
Na minha escola estamos com uma dúvida enorme, e não conseguimos encontrar a resposta na Internet. Por isso, vimos até vós para que a solucionem se for possível.
Pergunta: qual é o aumentativo da palavra cigarra?
Aguardamos a resposta.
Obrigado.
Como se pode interpretar a expressão «Ele não dá ponto sem nó»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações