Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Nardo Caretta Engenheiro São Paulo, Brasil 7K

“Quintessência”, ou “quinta-essência”?

Estou com esta dúvida e vejo (novo acordo ortográfico) que esta palavra de aglutinação adjetiva leva hífen. Correto? Caso as duas formas estejam corretas, qual é a mais usual?

Paulo Lopes Professor Benavente, Portugal 56K

«Incentivar a leitura», ou «incentivar à leitura»?

Obrigado.

Rita Baleiro Tunes, Portugal 8K

Numa pequena pesquisa online verifiquei que tanto surge «J. P. é delegado do Partido X ao Congresso do Campo», como «J. P. é delegado do Partido X no Congresso do Campo». Qual das duas opções é a correcta? Na minha opinião, parece-me ser a segunda, mas não tenho a certeza.

Obrigada, desde já, pela ajuda.

Sara Paiva Professora de Informática do ensino superior Viana do Castelo, Portugal 2K

Considerando as seguintes duas frases:

«Quais os livros cujos nomes dos autores são Maria João e Isabel Fernandes?»

«Quais os livros cujo nome dos autores é Maria João e Isabel Fernandes?»

Qual está correcta?

Se em vez de nomes eu quiser usar as idades, qual está correcta?

«Quais os livros cujas idades dos autores são 53 e 57?» (soa estranho!)

«Quais os livros cuja idade dos autores é 53?» (neste caso todos têm de ter a mesma idade)

Outra questão que coloco é: não parece possível usar a mesma construção frásica para a idade e para o nome. Existe alguma razão para isto acontecer? Existe alguma regra para formular as questões que envio como exemplo?

Agradeço desde já a ajuda.

Patrícia Fidalgo Formadora Santarém, Portugal 10K

Gostaria de saber se é possível dizer o seguinte:

«O meu ex-futuro sogro foi à bola.»

Esta frase surgiu depois de um noivado que foi rompido. A pessoa já tratava o futuro sogro como tal e, após o rompimento do noivado, referiu-se ao senhor como «ex-futuro sogro». É possível usar esta expressão?

Obrigada.

C. Caseiro Professor Lisboa, Portugal 8K

Voltaria a uma questão já por mim posta.

Em torno do tema da "ocularidade".

O Iluminismo é predominantemente "ocular". A bibliografia em língua inglesa usa "ocularcentrism". Pretendo seguir um termo próximo do inglês: logo, escrevo ocularcêntrico, ou ocular-cêntrico?

Ana Duarte Artista plástica Edimburgo, Reino Unido 46K

Antes de mais nada, gostava de dar os meus parabéns à equipa do Ciberdúvidas pela criação deste sítio. É excepcional!

A dúvida que gostava de expor ao Ciberdúvidas reside na colocação do advérbio também. Agradeceria que comentassem a sua colocação nas frases seguintes:

a) «Eu também fui a Vila Real.»

b) «Também eu fui a Vila Real.»

c) «Eu fui também a Vila Real.»

d) «Eu fui a Vila Real também.»

Empiricamente, uso a alínea a), mas encontro muitas pessoas a usarem a alínea b) e algumas a usarem a d). Como fui ensinada a colocar alguns advérbios junto ao verbo, parto do princípio que a alínea c) também está correcta; no entanto nunca a uso, pois a frase não parece fluir tão bem como a a).

Agradeço desde já a atenção dada à minha questão.

Paulo Roberto Estudante Barreiro, Portugal 9K

Na frase que se segue — «A ideia de natureza, que tomo de empréstimo de um dos grandes filósofos do século XVIII, Kant...» — , a forma correcta é «tomo de empréstimo de», ou será «tomo de empréstimo a»? Ou é preferível a expressão «tomo emprestado de/a»?

Obrigado pelo excelente serviço que prestam a todos nós, isto é, à língua portuguesa.

Patrícia Trindade Estudante Estremoz, Portugal 9K

As palavras náufrago e naufrago distinguem-se por pertencerem a classes diferentes. A minha questão é a seguinte: náufrago recebe acento por ser esdrúxula. Assim sendo, continua a exibir um ditongo decrescente como naufrago? Existem diferenças fonéticas na prolação das duas palavras...

Maria Almeida Professora Faro, Portugal 7K

Como se diz: «está no colégio em regime de internato», ou «de internamento»? Posso dizer: «o internamento do aluno ocorreu no dia 25 de Agosto» (p. ex.)?

Obrigada.