Em que circunstâncias se usa a palavra imissão?
Em que situações se devem usar as expressões «na maioria» e «na sua maioria»?
Agradecido pelo tempo dispensado.
«Estou dorida», ou «estou doída», ou pode-se dizer das duas maneiras?
Uma prima minha disse «estou toda doída», ao que eu corrigi «estás toda dorida».
Pode-se dizer de ambas as formas?
Obrigado.
Na minha escola estamos com uma dúvida enorme, e não conseguimos encontrar a resposta na Internet. Por isso, vimos até vós para que a solucionem se for possível.
Pergunta: qual é o aumentativo da palavra cigarra?
Aguardamos a resposta.
Obrigado.
Como se pode interpretar a expressão «Ele não dá ponto sem nó»?
Fínico funciona apenas como adjetivo relativo à Finlândia e a seu povo, ou também serve como substantivo que designa o natural ou habitante daquele país? Como adjetivo e substantivo, parece ter que ver também com o idioma finlandês e o grupo linguístico ao qual este pertence.
O vossos esclarecimentos por favor.
Muito obrigado sempre e sempre.
Qual o nome correcto para o objecto que retira os agrafes? Será "desagrafador" por oposição a "agrafador"?
Muito obrigado pelo que têm feito pela língua portuguesa. Passo à pergunta:
Encontrei a palavra "essente" num poema de Vitorino Nemésio; não a encontro nos vários dicionários que compulsei nem no recente Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, 5.ª edição, da Academia Brasileira de Letras. Qual o significado da palavra? Tratar-se-á do adjetivo relativo a essência?
Espero que a minha ortografia respeite, sem grandes erros, o Acordo de 1990!
Grato.
A expressão «asfixia democrática» está correcta? No sentido em que tem sido usada na campanha eleitoral [em Portugal], não seria mais correcto falar em «democracia asfixiada»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações