Para percebermos o sentido atribuído a tricinquentenário, importa analisar o sentido do prefixo tri-. Vejamos algumas palavras em que ele entra:
1 — Tricentenário
2 — Tricinquentenário
3 — Tridimensional
4 — Trifásico
5 — Trimestre
6 — Tricampeão
7 — Triatleta
8 — Triatlo
Nos exemplos de 1 a 6, o prefixo tri- multiplica, ou, melhor, atribui valor triplo à palavra a que se associa. Assim, em tricentenário, temos três centenários, ou seja, 300 anos; em trifásico, temos três fases; em trimestre, três meses.
Fogem a esta regra as palavras triatlo e triatleta, de origem grega, nas quais o conceito três está presente, mas em que no caso de triatlo estamos perante uma prova constituída por três modalidades e em triatleta temos um atleta que executa as três modalidades.
Centremo-nos nos exemplos 1 a 6, dado que é nesse grupo que se insere a palavra em apreço. Vimos que o prefixo tri- atribui valor triplo, ou multiplica por três a palavra que se segue, se ela integrar um numeral. Podemos, pois, concluir que tricinquentenário equivale a três cinquentenários, ou seja, 150 anos.
Quanto à segunda questão que levanta, dificilmente poderia indicar 350 através do sufixo -(t)enário, pelas restrições de aplicação que lhe são características. Repare-se que, para 50, dizemos cinquentenário, mas não temos equivalente para dizer 55. Poderá dizer 350 anos, ou de forma menos usual — uma vez que a partir de 10, exclusive, não é comum utilizar os numerais ordinais — poderia dizer tricentésimo (ou trecentésimo) quinquagésimo aniversário.