Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
João Pais Estudante Lisboa, Portugal 15K

Alguns dos nomes de países e territórios da região das Caraíbas têm uma multiplicidade de grafias, sendo complicado compreender qual delas adoptar. Se por um lado algumas são pouco usuais, outras são bem portuguesas. Neste caso, quando devemos adoptar os estrangeirismos locais?

As minhas dúvidas prendem-se com os seguintes casos:

— "Anguilla" (inglês), "Anguilha" (português), ou "Anguila" (português)?

— "Antigua e Barbuda" (castelhano), "Antígua e Barbuda" (misto de castelhano e português), ou "Antiga e Barbuda" (português)?

— Curaçao (neerlandês, vindo do português), ou Curação (português)?

— Bahamas (inglês, vindo do cast. «baja mar»), ou Baamas (português)?

— Ilhas Cayman (inglês, usado aparentemente no Brasil), Caymans, Caiman ou Caimã (português brasileiro), ou Ilhas Caimão (português europeu)?

— Dominica, ou Domínica?

— Montserrat (inglês), Monserrate (português), ou Monte-Serrado (como já vi aqui no Ciberdúvidas)?

— Nevis (inglês), Névis (misto de inglês e português), ou Neves?

— Trinidad (inglês, vindo do castelhano), Trinidade (misto de castelhano e português), ou Trindade (português)?

— Turks e Caicos (inglês): Turcos ou Turcas (português) e Caicos ou Caícos (português)?

Desde já, um muito obrigado.

Luis Janeiro Professor Lisboa, Portugal 7K

Gostava de saber qual é a forma correcta: «normas "reguladoras"», ou «normas "regulatórias"». Ambas são válidas?

Grato pela atenção.

Ângela Neves Médica Coimbra, Portugal 6K

As palavras "gemelaridade" e "intercorrência" existem?

Valdemir Alves da Silva Ministro batista e professor de História do Cristianismo Rio de Janeiro, Brasil 9K

O Concílio de Niceia divide a história do Cristianismo em dois períodos — um antes e outro depois. O período anterior é "anteniceno", ou "antiniceno"?

O período posterior é "pós-niceno", ou "posniceno"?

Tenho encontrado todas essas grafias nos livros que consulto. Qual a correta?

Paula Azevedo Jurista Vila Nova de Famalicão, Portugal 25K

A fórmula correcta é «induzir a erro», ou «induzir em erro»?

Muito agradecia se me pudessem ajudar.

António Chirindza Estudante Maputo, Moçambique 6K

Na frase «Ler com autonomia, bem como falar com naturalidade, é de grande valia...»

— Faço confusão nos termos autonomia e naturalidade.

— Qual o sentido das frases:

1. «Ler (ou falar) com autonomia?»

2. «Falar com naturalidade?»

Agradeço de antemão.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 4K

O gentílico de Nanquim (China), por favor.

Muito obrigado.

Ana Silva Professora Porto, Portugal 12K

Quando quero dizer que alguém derrubou algo, é correcto dizer «pôr ao chão» ou «pôr no chão»?

Joana Maciel Estudante universitária Lisboa, Portugal 8K

Pode dizer-se, em português, que «uma coisa é ligeiramente diferente», que é «muito diferente» ou «um pouco diferente», mas está correcto dizer-se que «uma coisa é mais ou menos diferente do que outra»? E porquê? A mim não soa bem dizer «mais diferente», mas quando recorro à gramática para tentar perceber porquê, não encontro explicação.

Obrigada.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 12K

Como se designa o natural ou o habitante de Istambul, antiga Constantinopla, na Turquia europeia?

Muito obrigado.