Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 4K

O gentílico relativo a Lugano, cidade suíça de cultura italiana, seria qual?

Muito obrigado.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 8K

Quais são os gentílicos de Meca e Medina, cidades sagradas do islamismo situadas na Arábia Saudita? Se existem tais gentílicos, eles funcionariam como adjetivos e substantivos?

Muito obrigado.

Susana Guerra Professora Lisboa, Portugal 13K

Fui questionada por um aluno quanto ao grau aumentativo do nome leite, no sentido de confirmar se o mesmo era leitão (leitinho, leite, leitão), ou se existe outra palavra que traduza o grau aumentativo da palavra leite. Qual a resposta mais correcta?

Orlando Cardoso Professor Leiria, Portugal 5K

Nos últimos anos surgiram palavras novas relacionadas, entre outras coisas, com a ecologia. Na reciclagem surgiu a palavra "óleão". Será que deve dizer-se "oleão"?

Juliana Silva Professora São Paulo, Brasil 9K

Na frase «João é homem», o termo homem é adjetivo?

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 7K

O gentílico da Conchinchina qual seria? "Conchinchinês"?

Muito obrigado.

Maria Clara Cescato Tradutora Araraquara, Brasil 2K

Para eu utilizar a forma "países-satélite" como plural de "país satélite", devo manter o hífen, ou posso deixar na forma "países satélite"?

Fábio Vasco Estudante universitário e operador de call center Quinta do Conde, Portugal 20K

Gostaria de saber o que é mais correcto dizer-se quando nos referimos ao acto de escalar um processo para o departamento de qualidade, na sequência da reclamação dum cliente — foi feita uma "escalação" (o que costumo dizer) ou foi feito um "escalamento" (como alguns colegas dizem)?

Obrigado!

Jorge Colaço Editor Lisboa, Portugal 30K

«Trocar por miúdos», ou «trocar em miúdos»?

Luís Gonçalves Professor Guimarães, Portugal 8K

Que nome damos aos habitantes de Bruxelas?