DÚVIDAS

Sobre a expressão «qualquer que seja»

É a expressão «qualquer que seja» a mais correcta (até ao nível do estilo) quando se refere a um sujeito humano? Por exemplo, na frase «O médico, qualquer que seja, não tem de mostrar os seus sentimentos perante a dor do doente, ele tem antes de conter esses sentimentos», não é preferível usar antes «seja ele qual for» ou «seja ele quem for», não obstante a aparente redundância do pronome pessoal ele? Grato desde já pela atenção que a minha questão possa merecer.

Resposta

A expressão «qualquer que seja» é aceitável, mesmo no exemplo que apresenta; ao nível de estilo, como se trata de uma questão de gosto de cada um, não me cabe dar opinião. Cabe-me, sim, dizer que é uma expressão consagrada, com registo, por exemplo, no Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, de Emanuel de Moura Correia e Persília de Melim Teixeira, edição da Papiro Editora, e quer dizer «seja qual for». Assim, a preferência por esta ou aquela expressão («qualquer que seja» ou «seja qual for», por exemplo) já é, como disse, ao gosto de cada um, dado que não está em causa a correcção de qualquer delas.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa