Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
José Fontes Militar Seixal, Portugal 50K

Gostaria de pedir um esclarecimento sobre a frase seguinte:

«O director dirigiu-se à representante das educadoras do Berçário/Creche perguntando-a, relativamente aos horários, como eram geridos os problemas quando a Creche era gerida pelo AA.»

Houve alguém que me disse que não concordava com «perguntando-a» mas sim perguntando-lhe, mas não me soube clarificar. Qual é a correcta?

Obrigado pelo esclarecimento.

Margarida Montes Secretária Lisboa, Portugal 4K

«Duas políticas que têm de se coneccionar...»

Escreve-se "coneccionar"?

Obrigada.

Cristina Laranjeiro Designer Porto, Portugal 10K

Como se diz correctamente?

— «Centésimas de segundo.»

— «Centésimos de segundo.»

Fernando Agostinho Baptista Pereira Professor Don Benito, Espanha 5K

Depois de ter lido as vossas respostas sobre o som do x final das palavras Félix/fénix, gostava de saber qual é o som do x no antropónimo Max.

Muitos parabéns pelo vosso trabalho em prol da língua portuguesa.

Fernando F. Estudante Aveiro, Portugal 7K

Qual o significado da palavra "cresmática"?

Aparece no capítulo XVIII de Os Maias:

«Por sua vez o legislador ouve dizer que lá fora se levanta o nível da instrução; — imediatamente põe no programa dos exames de primeiras letras a metafísica, a astronomia, a filologia, a egiptologia, a cresmatica, a crítica das religiões comparadas, e outros infinitos terrores.»

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 7K

Qual o gentílico de Calecute, Índia? Aproveitando o ensejo, qual o gentílico da capital desse país, Nova Déli?

Muito obrigado.

Sandro Nassar Autónomo Cambara, Brasil 5K

Gostaria de saber sobre essas duas palavras, pois já as ouvi por algumas pessoas e gostaria de saber se é correto usá-las: "enfebrar" e "enfebrado".

Grato.

Paulo Roberto Estudante Barreiro, Portugal 21K

É a expressão «qualquer que seja» a mais correcta (até ao nível do estilo) quando se refere a um sujeito humano? Por exemplo, na frase «O médico, qualquer que seja, não tem de mostrar os seus sentimentos perante a dor do doente, ele tem antes de conter esses sentimentos», não é preferível usar antes «seja ele qual for» ou «seja ele quem for», não obstante a aparente redundância do pronome pessoal ele? Grato desde já pela atenção que a minha questão possa merecer.

Sandra Cristina Costa Enfermeira Alverca, Portugal 9K

Qual a origem da palavra satisfação, a sua evolução fonética e significado?

Maria Maia Estudante Coimbra, Portugal 5K

Gostaria de saber qual destas formas é a correcta e porquê:

1. "re-eleito", ou "reeleito";

2. "arria-se a bandeira", ou "arreia-se a bandeira"?

Obrigada.