Gostaria de pedir um esclarecimento sobre a frase seguinte:
«O director dirigiu-se à representante das educadoras do Berçário/Creche perguntando-a, relativamente aos horários, como eram geridos os problemas quando a Creche era gerida pelo AA.»
Houve alguém que me disse que não concordava com «perguntando-a» mas sim perguntando-lhe, mas não me soube clarificar. Qual é a correcta?
Obrigado pelo esclarecimento.
«Duas políticas que têm de se coneccionar...»
Escreve-se "coneccionar"?
Obrigada.
Como se diz correctamente?
— «Centésimas de segundo.»
— «Centésimos de segundo.»
Qual o significado da palavra "cresmática"?
Aparece no capítulo XVIII de Os Maias:
«Por sua vez o legislador ouve dizer que lá fora se levanta o nível da instrução; — imediatamente põe no programa dos exames de primeiras letras a metafísica, a astronomia, a filologia, a egiptologia, a cresmatica, a crítica das religiões comparadas, e outros infinitos terrores.»
Qual o gentílico de Calecute, Índia? Aproveitando o ensejo, qual o gentílico da capital desse país, Nova Déli?
Muito obrigado.
Gostaria de saber sobre essas duas palavras, pois já as ouvi por algumas pessoas e gostaria de saber se é correto usá-las: "enfebrar" e "enfebrado".
Grato.
É a expressão «qualquer que seja» a mais correcta (até ao nível do estilo) quando se refere a um sujeito humano? Por exemplo, na frase «O médico, qualquer que seja, não tem de mostrar os seus sentimentos perante a dor do doente, ele tem antes de conter esses sentimentos», não é preferível usar antes «seja ele qual for» ou «seja ele quem for», não obstante a aparente redundância do pronome pessoal ele? Grato desde já pela atenção que a minha questão possa merecer.
Qual a origem da palavra satisfação, a sua evolução fonética e significado?
Gostaria de saber qual destas formas é a correcta e porquê:
1. "re-eleito", ou "reeleito";
2. "arria-se a bandeira", ou "arreia-se a bandeira"?
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações