Reeleito + arreia (arrear) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Reeleito + arreia (arrear)

Gostaria de saber qual destas formas é a correcta e porquê:

1. "re-eleito", ou "reeleito";

2. "arria-se a bandeira", ou "arreia-se a bandeira"?

Obrigada.

Maria Maia Estudante Coimbra, Portugal 2K

1. Escreve-se reeleger, no infinitivo (ver Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Porto Editora, e no Vocabulário Ortográfico do Português, do Instituto de Linguística Teórica  e Computacional – ILTEC); logo, o particípio passado é reeleito.

2. Diz-se «arreia-se a bandeira» no português europeu, mas «arria-se a bandeira» no português brasileiro.

Existe arrear, «pôr arreios», e arriar, «fazer descer». Obviamente que o que se pretende dizer é «arriar a bandeira», ou seja, «fazer descer a bandeira». Ora bem, acontece que há diferenças entre o português europeu (PE) e o português do Brasil (PB) em relação às conjugações destes verbos. Em PE, os dois verbos têm as mesmas formas de primeira, segunda e terceira pessoas do singular, bem como de terceira do plural no presente indicativo (ver Dicionário de Verbos Portugueses, na Infopédia); em PB, não é assim (ver Dicionário Houaiss):

PE: arreio, arreias, arreia, arreiam (arrear e arriar)

PB: arreio, arreias, arreia, arreiam (arrear)

     arrio, arrias, arria, arriam (arriar)

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: verbo
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia Flexional