Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Amélia Pan Estudante Pequim, China 7K

Ao dizermos «dentro de cinco dias», isso significa no espaço de cinco dias, ou precisamente o quinto dia a contar do dia em que estamos? Por exemplo, hoje é dia 30 de Abril. Se dissermos «os estudantes têm de entregar as suas teses dentro de cinco dias», a data-limite de entrega acaba no dia 5 de Maio, ou começa naquele dia?

Obrigada!

Su Braga Estudante/tradutora Porto, Portugal 27K

«A gente de Melgaço é produtora de vinho verde.»

«As gentes de Melgaço são produtoras de vinho verde.»

São ambos os enunciados correctos? Porquê?

Maria José Seixas Tradutora Oeiras, Portugal 4K

Posso falar de um «enxame de insectos», ou esse nome colectivo é específico das abelhas/vespas?

Aqui trata-se de um conjunto de bichos-paus ou bichos-folhas (insectos que imitam ramos ou folhas).

Não é no sentido de praga, mas de «ajuntamento»...

Obrigada!

Maíra Meyer Estudante São Paulo, Brasil 16K

Gostaria de saber qual o plural da palavra escâner, bem como a maneira mais usual de escrevê-la (scanner ou escâner).

Grata.

Joaquim Narciso Eng. ele{#c|}trotécnico Leiria, Portugal 12K

Já li a vossa resposta à "palavra" plugue. Contudo, não fico esclarecido se a palavra existe ou não em português. Referem casos de outros termos, mas que embora por vezes falados não existem em português ("naifa", "vacanças", etc)

Não a encontro em nenhum dicionário que consultei (como seria de esperar). Contudo, fiquei banzado com o facto de ela ser validada pela Academia Brasileira de Letras no sistema de busca do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

Afinal plugue existe em português, ou não? É que o que é pretendido com esse termo já existe. Designa-se por ficha. Ficha que é para ligar/conectar numa tomada.

Obrigado.

Célia Arruda Professora Caldas da Rainha, Portugal 13K

Existe a palavra concluio com o significado de «coligação»?

Eduardo Morais Trabalhador da Função Pública Coimbra, Portugal 2K

Estará correcto o uso da palavra comodato na frase «A máquina será cedida em regime de comodato, contra consumo de detergentes», querendo com isto significar que A coloca gratuitamente à disposição de B uma máquina, para sua utilização, enquanto B adquirir a A os detergentes necessários ao seu funcionamento?

Ana Carvalho Professora Vila Nova de Famalicão, Portugal 14K

Qual o grau aumentativo da palavra cara?

Obrigada pela atenção.

Pedro Sousa Professor Trofa, Portugal 17K

Há uma dúvida que me tem inundado o raciocínio: quem toca guitarra é um guitarrista; quem toca bateria é um baterista; quem toca bandolim é um bandolinista, e por aí fora.

Mas o que me tem ocupado a mente é: como se denomina quem toca cavaquinho? O senso comum faz-me pensar em "cavaquista" mas fico na dúvida. Mais, até, por causa da política e da denominação dada pelos comentadores políticos aos apoiantes e seguidores de S.ª Ex.ª o Presidente da República Portuguesa, prof. Cavaco Silva.

Já agora, e como se denomina quem toca pandeireta?

Obrigado pela atenção e pela resposta.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 3K

Os dicionários brasileiros da língua portuguesa dizem que astorgano e astorguense (ambos substantivos e adjetivos) são os gentílicos de Astorga, cidade do Estado brasileiro do Paraná. Nada dizem, entretanto, sobre o gentílico de Astorga, cidade espanhola, razão pela qual vos indago sobre qual seria o gentílico da mesma.

Muito obrigado.