Ao dizermos «dentro de cinco dias», isso significa no espaço de cinco dias, ou precisamente o quinto dia a contar do dia em que estamos? Por exemplo, hoje é dia 30 de Abril. Se dissermos «os estudantes têm de entregar as suas teses dentro de cinco dias», a data-limite de entrega acaba no dia 5 de Maio, ou começa naquele dia?
Obrigada!
«A gente de Melgaço é produtora de vinho verde.»
«As gentes de Melgaço são produtoras de vinho verde.»
São ambos os enunciados correctos? Porquê?
Posso falar de um «enxame de insectos», ou esse nome colectivo é específico das abelhas/vespas?
Aqui trata-se de um conjunto de bichos-paus ou bichos-folhas (insectos que imitam ramos ou folhas).
Não é no sentido de praga, mas de «ajuntamento»...
Obrigada!
Gostaria de saber qual o plural da palavra escâner, bem como a maneira mais usual de escrevê-la (scanner ou escâner).
Grata.
Já li a vossa resposta à "palavra" plugue. Contudo, não fico esclarecido se a palavra existe ou não em português. Referem casos de outros termos, mas que embora por vezes falados não existem em português ("naifa", "vacanças", etc)
Não a encontro em nenhum dicionário que consultei (como seria de esperar). Contudo, fiquei banzado com o facto de ela ser validada pela Academia Brasileira de Letras no sistema de busca do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
Afinal plugue existe em português, ou não? É que o que é pretendido com esse termo já existe. Designa-se por ficha. Ficha que é para ligar/conectar numa tomada.
Obrigado.
Existe a palavra concluio com o significado de «coligação»?
Estará correcto o uso da palavra comodato na frase «A máquina será cedida em regime de comodato, contra consumo de detergentes», querendo com isto significar que A coloca gratuitamente à disposição de B uma máquina, para sua utilização, enquanto B adquirir a A os detergentes necessários ao seu funcionamento?
Qual o grau aumentativo da palavra cara?
Obrigada pela atenção.
Há uma dúvida que me tem inundado o raciocínio: quem toca guitarra é um guitarrista; quem toca bateria é um baterista; quem toca bandolim é um bandolinista, e por aí fora.
Mas o que me tem ocupado a mente é: como se denomina quem toca cavaquinho? O senso comum faz-me pensar em "cavaquista" mas fico na dúvida. Mais, até, por causa da política e da denominação dada pelos comentadores políticos aos apoiantes e seguidores de S.ª Ex.ª o Presidente da República Portuguesa, prof. Cavaco Silva.
Já agora, e como se denomina quem toca pandeireta?
Obrigado pela atenção e pela resposta.
Os dicionários brasileiros da língua portuguesa dizem que astorgano e astorguense (ambos substantivos e adjetivos) são os gentílicos de Astorga, cidade do Estado brasileiro do Paraná. Nada dizem, entretanto, sobre o gentílico de Astorga, cidade espanhola, razão pela qual vos indago sobre qual seria o gentílico da mesma.
Muito obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações