Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Helenita Thomé Jornalista Porto Alegre, Brasil 13K

Gostaria de saber qual é a pronúncia no português do Brasil para o plural da palavra gosto. No plural, primeiro o é aberto, ou fechado?

Agradecida.

Rita Tavares Professora Aveiro, Portugal 7K

Com a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, surge a dúvida: «Narrador não participante»/ «não-participante», por qual optar?

Atendendo a que «não participante» surge como adjetivo (qualifica o narrador), acredito que o emprego do hífen se deve manter, mas a dúvida permanece.

Perdoem-me a redundância mas, da leitura que fiz do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e de várias pesquisas que realizei paralelamente, não consegui tirar uma “conclusão conclusiva”.

Agradeço, desde já, a disponibilidade!

Um bem-haja.

Teresa Maria Faria Reformada Carcavelos, Portugal 4K

Agradeço esclarecimento quanto à existência em português do verbo devastar  e seus derivados — devastado —, que vejo ser utilizado verbalmente (e não só). Ou é apenas mais um anglo-saxonismo («I´m devastated!»)?

Adicionalmente, e caso ainda não faça parte do léxico português, quais os termos que podem ser usados em sua substituição? Dizimar, arrasar... são os que ocorrem neste momento.

Obrigado.

Maria de Lourdes da Rocha Pimenta Estudante Alagoinhas, Brasil 9K

O que significa «caráter forfetário do salário»?

Clara Rolo Professora Lisboa, Portugal 16K

Como se deve dizer?

«Canetas de feltro», ou «canetas de filtro»?

Terrence Fraser-Bradshaw Educador Georgetown, Guiana 9K

Após ler com cuidado a resposta Concordância com «a gente», surgiu uma dúvida: se o referente extralinguístico de «sua majestade» fosse um homem, o que lhe deveria dizer num bom português «Sua Majestade está louca»? A língua portuguesa não permite a silepse de género?

De antemão, agradeço-lhes a sua douta resposta.

Maria Luísa Carvalho Reformada Santarém, Portugal 3K

Gostaria que me informasse qual a diferença entre apocalipse e profecia.

Mariana Ramos Investigadora Coimbra, Portugal 4K

Gostaria de saber se há algum verbo correspondente ao substantivo triagem. Vi, nas vossas respostas anteriores, que recomendam as expressões selecção ou escolha, por exemplo, como sinónimos. Porém, estou a referir-me à triagem realizada em contexto hospitalar, que se refere a uma avaliação inicial (screening) para orientação de um diagnóstico. Podemos estar a "triar" os doentes?

Agradeço desde já a vossa ajuda e congratulo-vos pelo excelente trabalho que realizam.

António Matias Empresário Caldas da Rainha, Portugal 51K

Quando fazemos uma frase com o termo «a gente», como deveremos compor a frase?

Ex.: «Quando a gente era garotos», ou «quando a gente era garota»?

A dúvida é se «a gente» deve ser conjugado no singular ou plural e qual o género.

Giseli Gobbo Revisora de texto São Paulo, Brasil 7K

Para sermos atendidos na recepção de uma clínica médica, aguardamos na "Sala de Espera"; e, para sermos atendidos pelo médico, aguardamos na "Subespera". Pareceu-me estranha esta palavra, seria uma espera de menor tempo ou uma "segunda" espera? Cabe este prefixo?

Obrigada!