Ao fazer uma proposta a louvar um estabelecimento comercial que se distinguiu, surgiu a dúvida sobre se é correto utilizar a forma «voto de congratulações» ou «voto de congratulação», tratando-se de um órgão colegial a fazer a distinção.
Qual é o grau superlativo absoluto sintético da palavra friorento?
Como é que se chama um conjunto de folhas secas?
Como é que se chama um conjunto de lenha?
Como se divide em sílabas a palavra raciocínio?
Na palavra tia, ao fazer a divisão silábica, pode-se separar o ditongo ia, ou não?
Uma dúvida para a qual não consigo encontrar reposta adequada: o verbo amar utiliza-se para pessoas e para coisas?! E também para situações?! Tenho visto ultimamente escrito «amei este quadro», «amei esta viagem», «amo poesia», e isto perturba-me.
Em «Havia dúvida de que o fato fosse verdadeiro», temos o verbo havia como intransitivo. Como podemos classificar a palavra dúvida? É um complemento de havia (havia o quê?), não é?
«Eram meados de junho», ou «Era meados de junho»? Qual é a concordância correta?
Coletivos das palavras foguetes, cebolas alhos e lenha.
Gostava de saber ao certo qual é a pronuncia recomendada da palavra torpe (quer no sentido de «entorpecimento» como no de «desonesto» ou «indigno»).
Querendo confirmar uma pronúncia estranha que ouvi a um jornalista da RTP, deparei-me com registos divergentes tanto no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, como no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, assim como no ainda tão respeitável Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações