Diz-se e escreve-se «ter a certeza de que», ou «ter a certeza que»?
E, da mesma forma, «ter a noção de que», ou «ter a noção que»?
«Naquela época, a morte de um pescador por sezão cheirava à ironia na vila.»
Por que o acento grave ocorre nessa oração?
Famílias de palavras: castelo é da família de casa?
Pedia que me elucidassem sobre a seguinte questão: a frase «Kant substituiu à razão estática uma razão dinâmica» é válida? Ou deverá ficar: «Kant substituiu a razão estática por uma razão dinâmica»?
Gostaria de saber qual das duas palavras, cosmo ou cosmos, é mais correcta e porquê.
Por favor, gostaria de saber o aumentativo e o diminutivo da palavra centopeia.
Serve este título do Público como exemplo para a minha questão. É frequente ver esta situação, que eu penso que esteja errada. Podem confirmar-me, por favor?
«Jardim faz ataque cerrado a Passos Coelho que acusa de ter plano para afastá-lo do poder.»
Não deveria ser: «... que acusa de ter plano para o afastar do poder»?
A minha dúvida é como se diz corretamente a expressão: «certeza que» ou «certeza de que».
Ex.: «Tenho a certeza que vamos...», ou «Tenho a certeza de que vamos...»?
Será que está dependente do verbo que vem a seguir?
Poderia dizer o antônimo de malogrado?
Seria algo como bem-logrado?
Nas orações abaixo, qual a função sintática de suas? Por se tratar morfologicamente de um pronome possessivo, poder-se-ia dizer que exerce a função de adjunto adnominal. Contudo, uma análise mais atenta revelaria que suas se refere a «direitos humanos». Desta forma, considerando que «violações» é um nome que exige complementação semântica e que «direitos humanos» complementa o sentido de «violações», funcionaria suas como um complemento nominal? Se esta análise estiver correta, é adequado utilizar um pronome possessivo como complemento nominal? Em caso negativo, qual seria então a alternativa para evitar a repetição de «direitos humanos» sem alterar substancialmente a estrutura frásica?
«Urge ensinar direitos humanos em escolas e universidades. A sociedade parece ignorar sua universalidade e a gravidade de suas violações.»
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