A palavra wiki é um termo recente, introduzido no meio informático em 1995 para designar uma coleção de documentos em hipertexto, criado a partir de software colaborativo, em que vários participantes podem contribuir de um modo relativamente autónomo. A palavra, que não está contemplada em nenhum recurso linguístico da língua portuguesa, provém provém do havaiano wiki-wiki, que significa «rápido, célere» (cf. Online Etymology Dictionary).
O exemplo mais conhecido deste tipo de documentos é a Wikipédia, mas o termo tem sido utilizado profusamente como um afixo para indicar uma coletânea com caráter enciclopédico de uma determinada área com a participação livre de colaboradores (ver, por exemplo, Cookbookwiki, Lingwiki, Wowwiki ou Simswikia). Inclusivamente, é possível criar uma página wiki como quem cria um blogue.
Considerando wiki como afixo para este tipo de páginas da Internet, o género em português poderá depender do termo composto (a par de uma wikipédia, já há um wikcionário, wikilivros e uma wikiversidade; haverá um wikimuseu e uma wikiscola?). Por outro lado, poderemos estar a referir-nos a esta página colaborativa do tipo wiki sobre arte sem ter de formar um composto: é uma [página] wiki sobre arte contemporânea.
Para além da designação de páginas colaborativas com caráter enciclopédico, wiki pode também designar o software utilizado para criar estas coleções de documentos. Este uso parece estar mais restrito, pelo menos a quem domina ou usa este tipo de software, e, à semelhança da proposta de «uma [página] wiki», também se poderá designar «um [programa] wiki», fazendo-se até, desta forma, a distinção pelo género entre as duas aceções da palavra.
Concluindo, uma wiki sobre culinária, um wiki para criar páginas wiki e, em casos particulares de composição, um wikimuseu ou uma wikigaleria.