Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Jorge Palácios Médico Setúbal, Portugal 4K

Paroníquia, oniquia, anoniquia?

Álvaro Faria Ator Lisboa, Portugal 11K

Presumo que, à semelhança, por exemplo, de pêra/peras, o plural de pára (forma abreviada de pára-quedista) seja paras. Estou correcto? (Isto ainda segundo o antigo Acordo Ortográfico.)

João Tomé Tradutor Lisboa, Portugal 4K

Vi a vossa resposta à questão sobre desviância e não concordo com a resposta dada de que o correcto em estatística é deviation (e não deviance). São duas coisas diferentes. De acordo com um dicionário online:

«Deviance: (Mathematics & Measurements/Statistics) Statistics a measure of the degree of fit of a statistical model compared to that of a more complete model.» Assim, gostaria de saber se desviância poderá ser uma tradução adequada para deviance.

Olga Pedroso Professora Marinha, Portugal 8K

Gostaria de colocar a seguinte questão, referente à utilização do verbo dever, na forma reflexa e à função sintática que se lhe segue. Vejamos a seguinte frase:

«A modernização deve-se à aplicação de técnicas sofisticadas.»

Nesta situação, o verbo seleciona a preposição a, não podendo ser substituído pelo pronome lhe: *«A modernização deve-se-lhe...» Assim, o verbo será seguido de complemento oblíquo?

Se a frase fosse «Esta recompensa deve-se ao empenho dos alunos», teríamos uma situação similar?

Alice Aragão Professora Setúbal, Portugal 7K

Na expressão «Tanto pior para ele», pior é o comparativo do adjetivo mau, ou do advérbio mal?

José Henrique Sento Sé Analista de sistemas Rio de Janeiro, Brasil 4K

«Os amigos lhe esperavam para iniciar o passeio.»

Por que a construção da frase acima está errada?

Maria Lima Estudante Lisboa, Portugal 9K

Gostaria de saber qual a opção correcta: «para demonstrar que», ou «para demonstrar como»?

Maria João Silva Vieira Docente Lisboa, Portugal 117K

Como se escreve 25% por extenso: «vinte e cinco por cento», ou «porcento»?

Susana Soares Professora universitária Porto, Portugal 191K

A seguinte frase, retirada de Diário, de Sebastião da Gama, é assim pontuada pelo autor:

«A aula de hoje foi uma conversa animada, calorosa, por vezes, sobre as redações. Cada qual fazia ler ou lia a sua e depois a plateia criticava ou criticava eu.»

Por uma questão de ritmo de leitura, a ter sido eu a escrevê-la, pontuá-la-ia da seguinte forma:

«A aula de hoje foi uma conversa animada, calorosa, por vezes, sobre as redações. Cada qual fazia ler, ou lia a sua, e depois a plateia criticava, ou criticava eu.»

Estaria a cometer um erro ao colocar a vírgula antes de ou? Em que casos se pode e em que casos não se deve fazê-lo?

Vera L. A. Costa Revisora São Paulo, Brasil 8K

Por favor, gostaria de saber se mãe-terra tem hífen e se é escrita em maiúscula: Mãe-Terra.