Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Adriele Santos Estudante Aracaju, Brasil 619

«Perífrase verbal» e «locução verbal» são a mesma coisa?

Recentemente, fiz uma prova que trazia o seguinte enunciado:

«No trecho "O governo federal tem procurado reduzir o desmatamento da Amazônia, anunciando medidas rigorosas para tentar conter as queimadas", a expressão *tem procurado* é um exemplo de: a) Locução adjetiva b) Locução verbal c) Locução substantiva d) Perífrase verbal e) Locução prepositiva»

O gabarito oficial trouxe como alternativa correta a letra b), porém estou em dúvida se a questão não deveria ser anulada, pois trata de Perífrase Verbal. Eles não deveriam ter colocado nas alternativas apenas uma das opções: ou locução verbal ou perífrase verbal?

Agradeceria, com todo meu coração, se me ajudassem com essa dúvida.

Alexandra Isaías Área comercial Lisboa, Portugal 336

Apesar de estar no Priberam, tenho dúvidas se é correto usar este verbo em Portugal.

Podem confirmar?

Obrigada.

Rita Lopes Estudante Lisboa, Portugal 505

É mais correto escrever «semanas com aulas» ou «semanas de aulas», quando se pretende fazer uma contagem das semanas em que existiram aulas.

Muito obrigada,

Severino Carlos Correia Moreira Reformado bancário Alfornelos, Portugal 424

Desde já agradecendo, tomo a liberdade de perguntar o seguinte: deverá dizer-se «ser quem somos» ou «ser-se quem somos»?

Luis Lapa Músico Foros de Amora, Portugal 1K

Embora eu veja sempre recomendado o uso da preposição de a seguir a «tenho a certeza», parece-me haver excepções.

Por exemplo, no seguinte diálogo:

– Deixaste a porta fechada?

– Tenho a certeza que sim.

Aqui parece-me mais correcto sem a preposição. "Tenho a certeza de que sim" não me parece bem.

Se possível gostaria de um esclarecimento. Obrigado.

José Pires Aposentado Lisboa , Portugal 382

Devo dizer «30 kilowatts hora» ou «30 kilowatt hora»?

Manuela Araújo Professora Guimarães, Portugal 511

Na frase «Os alunos, indignados e revoltados, protestaram junto da direção da escola», podemos aceitar que a expressão «da escola» desempenhe a função sintática de modificador restritivo do nome?

Obrigada pelo esclarecimento!

Thaissom Conter Estudante Barra do Ribeiro, Brasil 485

Por que, enquanto usamos seu para se referir a pronomes de tratamento como você, sendo incorreto usar teu em seu lugar, usamos nosso para se referir à locução pronominal «a gente», mas não seu, ainda que conjugado na segunda pessoa do singular?

Em outras palavras, por que dizemos «A gente perdeu nosso voo» e não «A gente perdeu seu voo»?

Obrigado.

Goretti Vieira Professora Aracaju, Brasil 513

O neologismo “sobremesariano” é formado por qual tipo de derivação?

Heloisa Sousa Sanitarista João Pessoa, Brasil 362

Como se escreve: «políticas de prevenção ao suicídio» ou «políticas de prevenção do suicídio»?