Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Brígida Varanda Professora do 1.º ciclo Cantanhede, Portugal 12K

Gostaria de saber se ano pode ser considerado nome colectivo. Obrigada pela ajuda!

Sarah Dias Assessora cientifica Lisboa, Portugal 42K

Gostaria que me esclarecesse esta dúvida: a palavra certa é conceitual, ou conceptual? Existem as duas? Será que muda o sentido?

Mas vem de conceito, não é, e não de "concepto"?

Tenho a impressão de que os brasileiros só usam a palavra conceitual, mas queria saber qual é a regra na língua portuguesa agora com o acordo ortográfico.

Agradeço-lhe desde já.

Diana Estrada Assistente dentária Santarém, Portugal 6K

Gostaria imenso de saber a origem dos meus apelidos Estrada e Rei.

Será que me podem ajudar? Agradecia imenso que satisfizessem esta minha curiosidade!

Vicente Martins Professor universitário de Letras Sobral, Brasil 27K

Após a promulgação do Acordo Ortográfico (2008), no Brasil e nos países lusófonos, observei, quanto à palavra pé de moleque, agora, grafada sem hífen, o seguinte:

(1) A palavra pé de moleque, sem hífen, portanto, seguindo as prescrições da base XVI do Acordo Ortográfico (1990), lematizada como entrada (lema) na página 964 do Dicionário Escolar da Língua Portuguesa [Como a nova ortografia da língua portuguesa] (2.ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional 2008).

(2) A palavra pé de moleque, sem hífen, portanto, seguindo as bases do Acordo Ortográfico, lematizada como subentrada na página 1453 do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa [Com a nova ortografia da língua portuguesa] (Rio de Janeiro: Instituto Houaiss de Lexicografia/Objetiva, 2009). Vale lembrar que como subentrada é classificada como locução e não substantivo masculino ou palavra composta.

(3) Na página 631 do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) [da Academia Brasileira de Letras, ABL], pé de moleque aparece sem hífen, com status de entrada, seguindo, também, as bases do Acordo Ortográfico e classificada como substantivo masculino.

As duas ocorrências, no meu entendimento, tais implicações importantes para a lexicografia e análise linguística da unidade léxica pé de moleque: a) como entrada, deve ser, morfologicamente, classificada como substantivo composto e b) como subentrada, deve ser, morfologicamente, classificada como locução nominal.

Quem tem a palavra final: O Instituto Houaiss, ou a ABL? Como trata da questão no âmbito do ensino de gramática na escola?

Fábio Vasco Estudante universitário e operador de call center Quinta do Conde, Portugal 19K

Posso dizer (faz sentido?) «discar de consciência»? Ou tenho de dizer «descargo de consciência»? É que costumo usar a 1.ª expressão, há um número razoável de ocorrências dela no Google, e hoje fui chamado à atenção por duas colegas de trabalho...

Obrigado.

Marta Teixeira Tradutora Cascais, Portugal 10K

Recebemos uma coisa «em troca de» outra, ou recebemos uma coisa «em troca por» outra?

Muito obrigada e cumprimentos!

Soraia Barros Estudante Vila Nova de Gaia, Portugal 18K

Ao nível linguístico, qual a diferença entre erro e desvio? Poderiam explicar-me e dar-me algum exemplo para compreender melhor?

Filipa Silva Professora Vila do Conde, Portugal 32K

Gostaria de saber qual o feminino de camaleão.

Sílvia Nóbrega Estudante Funchal, Portugal 31K

Surgiu-me uma dúvida relativamente à família de palavras de Natal...

Natal: natalício, natalino, natalidade...

Entram nomes próprios na família de palavras? Por exemplo, Natália?

Aguardo resposta.

Ana Cerquinho Estudante Porto, Portugal 9K

Estou a fazer um trabalho sobre factores de mudança linguística e gostaria que me ajudassem a definir melhor factores de mudança externa.

Obrigado.