Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Isabel Freire Controladora de tráfego aéreo Tomar, Portugal 79K

Se a letra w pertence ao alfabeto gótico, se a maioria das línguas a lê com o seu valor original "v", por que razão agora em Portugal se usa como valor o "u", som que petence a uma das excepções, dantes chamava-se duplo v e tinha o som de "v". Já ouvi pronunciar o nome do pintor francês Watteau como "Uotau" e o dos Wagner que imigraram para os Estados Unidos como "Uogner", etc. O inglês, o wallon (língua já mais que moribunda) e o espanhol, a meu ver, são excepções e não a regra.

Teresa Nunes dos Santos Funcionária pública Lisboa, Portugal 8K

Gostaria de saber a origem dos sobrenomes Nunes e Santos.

André Pereira Jornalista Tomar, Portugal 16K

O termo chauvinismo é definido pela língua portuguesa como «termo dado a todo o tipo de opinião exacerbada, tendenciosa, ou agressiva em favor de um país, grupo ou ideia». Porém, a sua associação mais habitual é a de rejeição social face a pessoas ou elementos de outras nacionalidades! A minha dúvida é se chauvinista pode ser associado nos dois sentidos, ou seja, «opinião tendenciosa a favor de um país» (um sinónimo por assim de dizer de nacionalista) mas também de rejeição social face ao que é de outros países, ou se, por outro lado, apenas é associado a algum tipo de exclusão de grupo/ideia cultural, social e racial estrangeiros?

Matilde Batista Estudante Santa Maria, Portugal 4K

Qual é o sinónimo de trautear?

Hermínio Silva Empregado bancário Lisboa, Portugal 12K

Palavras como percepção, decepção, concepção, recepção (entre outras) são compostas por um prefixo (per-, de-, con-, re-) e um outro elemento linguístico comum "cepção".

Pergunto se, abordado isoladamente, aquele elemento comum à formação daquelas palavras tem algum valor ou significado, e qual é. Em caso afirmativo, poderíamos então juntar-lhe outros prefixos e formar outras palavras. Por exemplo, com o sufixo in- resultaria a palavra incepção (ou "insepção"?). Neste caso, qual seria o significado desta palavra?

Obrigado.

Fátima Carmo Professora Arouca, Portugal 21K

Estou com dificuldade em explicar estes dois conceitos: radical e forma de base. Poderiam ajudar-me?

Américo Gabriel Aguiar Jubilado Maldonado, Uruguai 9K

Eu gostaria de saber a origem do meu nome.

Obrigado.

Alda Dias Professora Setúbal, Portugal 6K

Obrigada pelo serviço que nos prestam.

Gostava de saber se radical é adjectivo relacional.

Obrigada.

Bruno José Religioso Curitiba, Brasil 16K

Gostaria de saber em que contexto posso empregar o verbo afigurar. Posso dizer: «Esta história afigura ser um conto de fadas.» «Afigura-se-me» tem o mesmo sentido de «parece-me»?

Meu mais sincero agradecimento por este esclarecimento.

Mário Pereira Técnico de segurança Leiria, Portugal 4K

Existe alguma destas formas verbais: "inertizar" ou "inerciar", com o significado de «tornar inerte»?