O Dicionário Houaiss (edição electrónica de 2009) inclui as conjunções e preposições no grupo dos clíticos.
Sendo assim, gostaria de saber os critérios a ter em conta para a classificação de um vocábulo como clítico.
Obrigado.
É correcto usar o termo "transectorial" para designar uma matéria ou assunto transversal a vários sectores, ou que, pela sua natureza, toque diversos sectores? Caso contrário, qual é o termo correcto?
Obrigado.
Tenho visto cada vez mais o uso dos termos «fim de ano» como uma só palavra: «fim-de-ano». A minha dúvida prende-se com isto mesmo: é correcto escrever «fim-de-ano»?
Gostaria de saber se a palavra Natal tem aumentativo e/ou diminutivo... foi uma dúvida que me foi colocada por um aluno meu, e ainda não consegui perceber totalmente se haverá ou não um aumentativo e um diminutivo...
Gostaria de saber se existe diferença entre aposto e epíteto.
Em um livro repleto de epítetos como «Simão, o Leproso», «Lázaro, o ressuscitado», que exercem a função de sujeito, estou enfrentando a seguinte dificuldade: devo colocar uma vírgula após os epítetos? Sinto que de qualquer forma transgrido alguma regra: se coloco a vírgula, separo sujeito de predicado; se não coloco vírgula, deixo um aposto mal pontuado e sem paralelismo.
Obrigada!
Estava digitando um trabalho de geografia que meu professor pediu há umas semanas e, ao escrever, me deparei com a necessidade de colocar dois pronomes ligados a um verbo na frase «... e, em seguida, classifica-se-os em uma das eras geológicas...». Já que nunca tinha visto nenhum caso desses, gostaria de saber se eu cometi um erro e, caso não o tenha cometido, como se chama essa "ênclise dupla".
Obrigado.
Gostaria de saber qual a forma correta: "dermocosmética", ou "dermatocosmética"?
Esta última aparece-me no dicionário da Priberam.
Obrigado pela atenção.
Quero saber mais detalhes da palavra esquizofrénico e profundidade do agravo desta doença.
Obrigada.
Gostaria de saber se está correto dizer "relise" ao invés de "release" para o texto jornalístico enviado por assessorias de imprensa.
Grata.
Gostaria de saber se ano pode ser considerado nome colectivo. Obrigada pela ajuda!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações