DÚVIDAS

O itálico e as aspas na produção artística
Antes de mais, parabéns pela excelente ferramenta que é o Ciberdúvidas. Segundo a gramática, qualquer tipo de produção artística, como é o caso de um álbum de música, deve surgir em itálico. A minha dúvida é: será correcto, tendo em conta a regra acima descrita, grafar os títulos das canções com aspas, como já tenho visto suceder em alguns sites e revistas de música? Obrigada.
A pronúncia de palavras latinas com xc e c
Olá! Estava na Web a pesquisar sobre particularidades da pronúncia do latim clássico e encontrei esse portal. Que, por sinal, pareceu-me muito esclarecedor. Por isso, resolvi enviar-lhes esse comentário que carrega consigo uma dúvida: Eu canto num coral, e estamos às beiras de apresentar uma obra de Mozart escrita em latim, e tenho algumas dúvidas quanto à pronúncia de palavras que são grafadas com xc, c. Pois, foi-me orientado que lemos essas palavras como se pronunciássemos uma palavra com ss em nossa língua. Vocês me poderiam esclarecer essa dúvida? Desde já, agradecimentos.
Conjunções coordenativas e adversativas
1. «Ele não só fala inglês, mas francês.» «Ele não só fala inglês, como francês.» Mas e como também são conjunções coordenativas aditivas? Não seria opcional o uso de também e ainda (mas também, como também, mas ainda) depois dessas palavras? Não só também é conjunção? 2. «Isto não é ouro, e sim ferro.» «Isto não é ouro, senão ferro.» E sim e senão são conjunções adversativas?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa