Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Luís França Editor Lisboa, Portugal 6K

Gostaria de saber se existe alguma regra para a designação de um indivíduo oriundo de determinada região geográfica, cidade ou país. Ou seja, o habitante de Lisboa é o lisboeta. E como se poderá designar o habitante da região francesa de Morvan? Em francês é designado por Morvandiau. A designação portuguesa depende da original?

Na língua inglesa (pelo menos), o habitante de determinada região é designado por escrito com letra maiúscula. Estou convencido de que, em português, esta regra não se aplica, devendo escrever-se com minúscula. Estou correcto ao afirmá-lo?

Obrigado.

Celena Alves Professora São Paulo, Brasil 5K

Sei que a expressão «dar à luz» segue em sua frase com um complemento direto. Ex.: «A mulher deu à luz um menino (ou uma menina).» Bem, mas e a gêmeos? Seria: «deu à luz a gêmeos», ou «deu à luz aos gêmeos»?

Karla Menezes Professora Itapipoca, Brasil 7K

[Gostaria de] saber se acentuação gráfica se enquadra na ortografia, se posso trabalhar n[uma] aula prática “acentuação gráfica”. Aproveitando esse e-mail, será que pode me falar quais são as matérias que envolvem ortografia? Aguardo sua resposta.

Obrigada.

Mário Pereira Técnico de segurança Leiria, Portugal 3K

Qual o termo mais próprio para significar que as travessas de um andaime têm uma determinada resistência à flambagem? Significa isto torcer, colapsar, derruir, arquear?

João Miguel Ferreira Professor Guimarães, Portugal 5K

Numa acção de formação que frequentei há dias, o formador afirmou que a frase «O João come muito, contudo não engorda» não seria possível de dividir em orações, uma vez que se tratava de uma frase complexa composta por duas frases simples, situação que muito estranho. Pergunto se não estamos perante uma situação de coordenação assindética, uma vez que o advérbio conectivo contudo pode ser colocado no final da frase ou até omitido, assim como o advérbio de negação não também pode ser suprimido, resultando em: «O João come muito, [não] engorda [contudo]».

Alberto Oliveira Sociólogo Salvador da Bahia, Brasil 7K

Qual a origem e o significado da palavra almoçageme?

Obrigado.

Isabel Queiroz Professora Lisboa, Portugal 26K

Está completamente errado escrever designadamente entre vírgulas?

Cristina Silva Professora Porto, Portugal 15K

Há dias surgiu-me uma dúvida: Considerando que as palavras derivadas têm origem numa palavra primitiva, como classificar as palavras satisfação, satisfeito, satisfazer, uma vez que não consigo encontrar qual a palavra primitiva, pois todas têm o seu vocábulo latino, que é diferente nos três casos? No entanto, ambas têm um radical comum: satisf-

Sinto-me um pouco confusa, pois, após algumas procuras, concluí que em algumas gramáticas se diz que as palavras derivadas têm origem numa palavra primitiva, ao passo que noutras se diz que têm um radical comum. Qual é a diferença?

Obrigada mais uma vez pela vossa ajuda.

Ricardo Rodrigues Professor Guarda, Portugal 8K

Qual a origem etimológica da palavra cócoras?

Isabel Leite da Silva Revisora editorial Porto, Portugal 8K

Relativamente aos músculos da perna, escrever "peroneal" é correto? Não deveria ser "peronial"?