O significado da expressão «Dia D» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O significado da expressão «Dia D»

Qual o significado da expressão «o Dia D»?

Brando Rodrigues Assistente administrativo Portimão, Portugal 10K

O Dicionário de Expressões Correntes, de Orlando Neves, edição da Editorial Notícias, regista a expressão «Dia D», com o significado de «o dia em que se tomam grandes decisões»; diz ainda que «A origem está na II Guerra Mundial. O "dia D" foi o nome por que ficou conhecido o dia do desembarque aliado na Normandia, que viria a inverter o sentido da guerra, até aí favorável aos Alemães.»

Por sua vez, a obra Nas Bocas do Mundo, de Sérgio Luís de Carvalho, edição da Planeta, tem uma versão um pouco diferente, pois diz o seguinte:

«A expressão remete para o dia em que as forças aliadas (Canadá, Inglaterra, Estados Unidos e soldados gaullistas da França Livre) invadiram a França ocupada pelas forças nazis. Na linguagem cifrada dos comandantes aliados, designou-se por "Dia D", o dia em que a invasão foi feita: 6 de Junho de 1944, na Normandia. Na verdade, "Dia D" é a tradução portuguesa de "D Day". Todavia, ao contrário do que é a crença comum, a expressão "Dia D" não nasceu com o citado desembarque na Normandia. A primeira vez que tal termo foi usado remonta a Setembro de 1918, aquando da primeira grande ofensiva americana na Primeira Guerra Mundial: a ofensiva de Saint Mihiel, perto de Verdun. Aí se criou a expressão "Dia D" como o dia da ofensiva (12 de Setembro). E foi também então que, pela primeira vez, se usou a expressão "Hora H", como designando a hora do início do ataque: as 5 horas da manhã. Já agora, como curiosidade, diga-se que nessa batalha participaram pilotos portugueses.»

Carlos Marinheiro
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: locução
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica Campos Linguísticos: Expressões idiomáticas; Atestação/Significado de palavras