Na alínea f) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo Ortográfico («Das minúsculas e maiúsculas»), é referido que a letra minúscula inicial é usada «Nos axiónimos/axiônimos e hagiónimos/hagiônimos (opcionalmente, neste caso, também com maiúscula): senhor doutor Joaquim da Silva, bacharel Mário Abrantes, o cardeal Bembo; santa Filomena (ou Santa Filomena)».
Ora, da leitura da alínea citada, confirmada depois pela tipologia dos exemplos elencados na mesma, fica-se com a ideia de que só no caso dos hagiónimos é que se poderá optar pelo uso da maiúscula inicial. Repare-se que, quando se diz «opcionalmente, neste caso», «neste» parece ter escopo apenas sobre o termo «hagiónimos/hagiônimos», sendo que, do meu ponto de vista, a opção pelo uso do singular «neste» constituirá factor de desambiguação. Se se quisesse dizer que a opcionalidade do uso da letra maiúscula inicial abrangia também os axiónimos, ter-se-ia optado, creio, pela formulação plural «nestes casos», ou por «em ambos os casos».
Admito, porém — ainda que não se me afigure muito plausível — que, apesar de tudo, pudesse eventualmente continuar a subsistir uma ponta de ambiguidade no conteúdo do enunciado, pois poder-se-ia entender que «neste caso» se referiria ao conjunto dos itens constantes da alínea em causa. Assim, poderíamos ler a frase citada do seguinte modo: «opcionalmente, neste caso [isto é, no que diz respeito ao conteúdo desta alínea], também com maiúscula». Contudo, parece-me que os exemplos a seguir sugeridos acabam por desfazer quaisquer dúvidas que possam subsistir, já que apenas no caso do hagiónimo santa Filomena é que é referida a eventual opção pelo uso da maiúscula inicial.
Assim, e de acordo, aliás, com os Critérios de aplicação das normas ortográficas ao Vocabulário Ortográfico do Português, «Passam a escrever-se obrigatoriamente com minúscula: [...] os axiónimos (expressões de reverência) – senhor doutor Manuel Silva»; «Passam a escrever-se facultativamente com minúscula: [...] os hagiónimos (nomes de santos) – são Bartolomeu, santa Rita». Contudo, como se lê em nota, as disposições sobre os axiónimos «[...] não impedem que, em obras de especialidade ou usos específicos, se use maiúscula inicial para efeitos de destaque, reverência ou outros».
No que diz respeito à segunda parte da questão apresentada pela consulente, os já citados critérios de aplicação esclarecem igualmente que, na verdade, são consideradas «palavras usadas reverencialmente ou hierarquicamente», por exemplo, «vossa excelência[ou] digníssimo senhor doutor».